Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, março 04, 2010

CENSO 2010

Quem são os candidatos às vagas de recenseador do IBGE




Jovens de 18 a 25 anos, com ensino médio ou cursando a faculdade. Embora a exigência para participar do concurso de recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) seja apenas de que os profissionais sejam maiores de idade e com ensino fundamental completo, este é o perfil, de acordo com o instituto, da maioria dos inscritos nas edições anteriores, principalmente nas cidades de médio e grande porte, como Rio e São Paulo. Mas, ainda segundo o IBGE, há candidatos de idades mais avançadas, de todas as classes sociais, com formação superior, que têm outros trabalhos em período parcial, donas de casa e aposentados.

Para dar conta da operação de coleta de dados da nova edição do censo demográfico, serão selecionados 191.972 profissionais em todos os municípios brasileiros. Os aprovados irão visitar cerca de 58 milhões de domicílios, nos 5.565 municípios do país. O IBGE prevê que cerca de um milhão de candidatos se inscrevam neste concurso.

Como a maioria dos inscritos tem entre 18 e 25 anos, o concurso acaba sendo uma boa oportunidade para o jovem vivenciar sua primeira experiência profissional, afirma Maria Vilma Garcia, responsável pela Coordenação Operacional dos Censos (COC) do IBGE. Além disso, é uma oportunidade de participar de uma experiência rara, que só se repete de dez em dez anos: trabalhar numa das maiores pesquisas domiciliares do mundo e ajudar a revelar uma fotografia detalhada da realidade socioeconômica do Brasil neste início de milênio.

Ainda de acordo com o instituto, trabalhar no Censo dá aos jovens a chance de conhecerem um pouco mais a respeito da forma como o país investiga sua realidade, o que contribui para a formação cultural de todos os tipos de profissionais.

Ser desinibido e ter facilidade de comunicação: qualidades essenciais

Maria Vilma explica que o trabalho de recenseador consiste, basicamente, em realizar entrevistas. Com isso, é importante que o candidato seja desinibido e tenha facilidade para se comunicar:

- Ele terá que explicar seu trabalho e convencer as pessoas a atendê-lo. Nos condomínios, terá de solicitar autorização do administrador ou do síndico antes de chegar aos domicílios. Assim, ter boa comunicação e ser desembaraçado ajuda bastante na realização de seu trabalho - ressalta a coordenadora, lembrando ainda que discrição é uma característica fundamental. - O recenseador não pode comentar com outros entrevistados ou qualquer outra pessoa de fora trabalho as informações coletadas nas residências.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: