Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, março 02, 2010

Medicamentos e paciência são as melhores armas para combater os piolhos

Mais comuns no verão, os piolhos costumam ser inofensivos, mas a infestação irrita as crianças e tira os pais do sério. Medicamentos e muita paciência são as melhores formas de combater os bichinhos, afirma a pediatra Flávia Bravo. Os principais sintomas são a coceira, pequenas feridas e vermelhidão.

- As crianças costumam ter mais piolhos porque têm o hábito de ficar em grupos. Em casa e na escola, elas brincam e almoçam juntas, e compartilham escovas, pregadores e bonés. Não é um problema causado por falta de higiene e nada impede que pais peguem piolho dos filhos - explica a médica.


- Apesar de serem vendidos livremente nas farmácias, os medicamentos só devem ser usados com o aval do médico já que podem causar alergias e irritações no couro cabeludo, principalmente nas crianças menores. Além do medicamento, recomendo o pente fino para catar os piolhos. Vinagre e refrigerantes a base de cola ajudam a soltar as lêndeas. Catar os piolhos ainda é a melhor forma de eliminá-los.Flávia explica que os piolhos não voam ou pulam de uma cabeça para outra. Mas eles podem caminhar da cabeça para a cama, o sofá, as almofadas ou as toalhas. No primeiro sinal de infestação, os pais devem consultar um pediatra para saber qual o melhor remédio de uso tópico para o caso.

Muitas crianças não sentem nenhum desconforto, especialmente aquelas que costumam ter dermatites, couro cabeludo oleoso ou alergias. Por isso, os pais devem ficar de olho para ver se há feridas na cabeça. Em raros casos, elas podem infeccionar e virar um problema maior.

Os remédios orais só devem ser usados em último caso e com prescrição médica.

- Além dos efeitos colaterais, eles oferecem apenas uma melhora momentânea. Em um segundo momento, os piolhos voltam a aparecer - alerta Flávia. Também não é bom exagerar nos medicamentos ou aumentar a dose indicada. Como outros insetos, os piolhos podem ficar resistentes às drogas e tornar seu combate ainda mais difícil.

Fim do piolho em poucos dias:

- Embora os piolhos sejam pequenos, eles são visíveis. As lêndeas são difíceis de remover, já que ficam grudadas nos fios. O pente fino é a melhor maneira de identificar uma infestação e remover os piolhos. Medicamentos e vinagre ajudam a soltar as lêndeas.

- Não brigue ou censure a crianças por causa dos piolhos. Ela pode ficar com vergonha e não avisar da próxima vez que sentir a cabeça coçar. O silêncio ajuda a espalhar os bichinhos e pode aumentar a incidência de feridas.

- É necessário ligar para um médico se a criança estiver com a cabeça muito machucada, com febre, gânglios inchados ou dor no pescoço.

- Lembre-se que os piolhos não vão embora sozinhos. Interromper a medicação ou deixar de passar o pente fino por apenas um dia já é o suficiente para voltar a estaca zero.

- Lave com água quente toda a roupa de cama, capas de sofá, almofadas e toalhas. Se a criança costuma ficar grudada com bichos de pelúcia, coloque-os na máquina de secar ou no sol por algumas horas. Aspire a casa diariamente.

- O secador é um ótimo aliado. Depois do banho, seque bem a cabeça do seu filho. A umidade estimula a proliferação dos piolhos.

- Durante a infestação, mantenha as crianças com os cabelos presos.

FONTE: O GLOBO

Um comentário:

José Alves disse...

Localizada no triângulo mineiro, Santa Juliana-MG, hoje cidade próspera e agriculturável, polo regional no plantio de grãos, antigamente apenas a pecuária predominava. Recapitulando o tempo e os anais da história existiu neste local um fazendeiro de nome "NECA TERENCIO" que fabricava a pinga "Terenciana de Santa Juliana-MG" desde 1860 e a produção era artesanal.