Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, novembro 06, 2014

DECIDIDO! Tombense e Brasil de Pelotas farão a grande final na Série D













Os mineiros eliminaram o Confiança de Sergipe, enquanto os gaúchos deixaram para trás o Londrina



O Campeonato Brasileiro Série D conheceu neste final de semana os finalistas da temporada. O Tombense, da Zona da Mata de Minas Gerais, garantiu sua vaga ao empatar com o Confiança, por 1 a 1, em Itabaiana, totalizando quatro pontos no total agregado, porque tinha vencido em casa por 1 a 0. O seu adversário na final será o Brasil de Pelotas (RS), que sábado eliminou o Londrina, num jogo bastante conturbado disputado no Estádio do Café, no norte do Paraná.

Além dos finalistas, tanto Londrina como Confiança também garantiram o acesso para a Série C, em 2015. A CBF deve divulgar as datas dos confrontos na segunda-feira. Os critérios são os mesmos das fases anteriores, com o gol fora tendo peso no critério de desempate. Como tem melhor campanha - Brasil soma 64,2% de aproveitamento e Tombense tem 71,4% - o time mineiro terá a vantagem de decidir em casa, indo primeiro até a cidade gaúcha de Pelotas.
O JOGO
Como tinha vencido em Minas Gerais, o Tombense foi para Itabaiana, no Estádio Presidente Médici, com a vantagem do empate. E saiu na frente com Élvis, aos 47 minutos do primeiro tempo. O empate aconteceu somente aos 21 minutos da etapa final com Bibi. O time sergipano terminou a competição invicto em casa, com sete jogos.
No sábado, o Brasil empatou com o Londrina, por 2 a 2, também chegando aos quatro pontos, porque tinha vencido em Pelotas, por 2 a 1. O jogo teve uma briga generalizada e acabou na delegacia da cidade.
O goleiro Eduardo Martini, do Brasil, foi acusado de ter dar um soco e chutar a cabeça de Chimbinha, membro da comissão técnica do time paranaense. Após o registro do boletim de ocorrência a delegação gaúcha foi liberada.
O RETROSPECTO
Na primeira fase, o Brasil de Pelotas terminou na liderança do Grupo A7, com 16 pontos, e se classificou para enfrentar o Operário-MT na oitavas de final. Depois de um empate sem gols e uma goleada por 4 a 0 no jogo de volta, o time gaúcho decidiu o acesso à Série C de 2015 com o Brasiliense-DF.
Em casa, o Brasil venceu por 2 a 1. Longe do estádio Bento Freitas, o time de Rogério Zimmermann perdeu pelo mesmo placar, e por isso o confronto foi decidido nos pênaltis. Com muita emoção, Eduardo Martini defendeu dois pênaltis, que deixou os gaúchos nas quartas, enfrentando o Londrina. No primeiro jogo, um vitória por 3 a 1, no segundo, um empate por 2 a 2 e a vaga para a grande final garantida.
Diante do Londrina, o artilheiro Nena marcou dois gols na semifinal. A partida entre Brasil de Pelotas e Londrina, nas semifinais da Série D, também ficou marcada por uma confusão generalizada, que envolveu o goleiro Eduardo Martini, membros da comissão técnica do Londrina, e até mesmo um cinegrafista do Rio Grande do Sul. Todos os envolvidos acabaram na delegacia e prestaram um Boletim de Ocorrência.
ACESSO NO CENTENÁRIO
Do outro lado, o Tombense chegou na Série D desacreditado. O clube tem menos de uma década de profissionalismo e se reforçou nos últimos anos com o apoio dos empresários Eduardo Uram e Luiz Roberto Nini. O time foi sétimo no Campeonato Mineiro e disputou a Série D pela primeira vez. E com pleno sucesso, afinal além do acesso chegou à final.
No ano do centenário, o clube mineiro classificou-se na liderança do Grupo A6, com 18 pontos, e enfrentou o Metropolitano na oitavas de final. Com um empate e uma vitória, o elenco de Tombos decidiu a vaga à Série C de 2015 com um tradicional clube do Maranhão: o Moto Club.
Novamente com um empate e uma vitória em casa, o Tombense comemorou o acesso e a vaga na semifinal da Série D. Diante do Confiança de Sergipe, os mineiros contaram com o faro de gol do atacante Elvis, que marcou nos dois confrontos. No primeiro, o time de Eugênio Souza fez 1 a 0 e na volta empatou por 1 a 1, no estádio Presidente Médici, em Itabaiana-SE.
O título da Série D é muito importante para os dois finalistas. Para o Brasil de Pelotas é a chance de fazer história no futebol do Rio Grande do Sul, já que há mais de 18 anos que um clube gaúcho não ganha uma competição nacional – o último foi o Grêmio de Porto Alegre, em 1996. Para o Tombense, o título viria no ano do centenário, para coroar a boa atuação do elenco mineiro.
A data pré estabelecida para a grande final da Série D, entre Brasil de Pelotas e Tombense, está marcada para o próximo domingo, ainda sem horário definido. O confronto pode sofrer mudança por pedido dos clubes ou da televisão.
Confira os resultados da 2ª rodada
Londrina  2       x        2       Brasil
Confiança         1       x        1       Tombense

FONTE: Agência Futebol Interior

Nenhum comentário: