Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quarta-feira, agosto 19, 2009

Relator da ONU diz que índios brasileiros precisam de melhor assistência


Em relatório apresentado hoje (19) sobre sua visita aos estados do Amazonas, Roraima e Mato Grosso do Sul, realizada há um ano, em agosto de 2008, o relator especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos e as Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas, James Anaya, ressaltou que os índios brasileiros precisam de melhor assistência nas áreas da saúde, educação e justiça.

O documento pede que o governo brasileiro garanta às comunidades tradicionais acesso às decisões sobre projetos de desenvolvimento em áreas demarcadas. Segundo Anaya, os direitos dos povos indígenas sobre os recursos naturais muitas vezes não são respeitados. Ele lembrou que terras indígenas, demarcadas e registradas, ainda sofrem ameaças constantes de invasões.

Anaya vai detalhar as conclusões e sugestões de políticas para os povos indígenas do Brasil durante a 12ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, que será realizado entre 14 de setembro e 2 de outubro deste ano. Quando esteve no Brasil a convite do governo, Anaya também manteve encontros, em Brasília, com representantes dos ministérios da Justiça e da Educação e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

FONTE: Agência Brasil


LEIA TAMBÉM: Entre 1991 e 2010, população indígena se expandiu de 34,5% para 80,5% dos municípios do país http://guebala.blogspot.com.br/2012/04/entre-1991-e-2010-populacao-indigena-se.html

Entre 1991 e 2010, população indígena se expandiu de 34,5% para 80,5% dos municípios do país http://guebala.blogspot.com.br/2012/04/entre-1991-e-2010-populacao-indigena-se.html




População de índios no Estado diminui 15% em uma década
http://aiyelujara.blogspot.com.br/2012/04/populacao-de-indios-no-estado-diminui.html

Rio Grande do Sul: Documento das comunidades Guarani Mbya

http://guebala.blogspot.com.br/2012/04/rio-grande-do-sul-documento-das.html

Um comentário:

Unknown disse...

Sou tamihuá india da etnia Pataxó localizada na Bahia,não só os povos que ainda vivem em sua forma primitiva que muitas vezes são desvalorizados mas,todo o povo indígena.Nos que somos os povos litorânios somos desvalorizados e muito criticado devido as consequências que sofremos com o passar do tempo, com a cgegada dos colonizadores,no entanto lutamos por nossos direitos de liberdade de expressaão,afirmação cultural e direitos territoriais.Sem contar que a humanidade num todo deveria ter os mesmos direitos pois somos humanos diferentes somente nas atitudes e iguais em muitos objetivos em relação ao futuros.
Mas o meu povo indigena é o mas sofrido pois muitos não sabem sobre os seus direitos e valores até então.É bom ter pessoas que mostrem o outro lado da realidade vivida em aldeias onde muitos vivem da caça, pesca,raizes...onde a ambição não tem espoço, onde a mente é aberta, e muitos apreveitam para não cumprir com seus deveris, fecham os olhos diante do caos e só notam as cidades as grandes metropolis...enquanto isso muitos morrem por seu pedaço de chão onde seus avos moravam e seus pais também, lugar esse o qual ele não direito algum.

Sou india Pataxó não mim envergonho em ser.
Sou filha de Deus, por isso tenho fé que um dia vamos vencer.E desde ja agradeço por existir pessoas não capazes de mostrar o mundo de um outro ângulo.

Nitxi Awêri.