Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quarta-feira, abril 24, 2013

Grupo faz beijaço anti Feliciano e jovens são detidos após invasão à Câmara











Os manifestantes fizeram o ato como protesto, pedindo a saída do deputado federal pastor Marco Felicano da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara

A Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel) realizou, no início da tarde desta quarta-feita (24/4), um beijaço - ação em que pessoas do mesmo sexo se beijam - em frente ao gramado do Congresso Nacional. Os manifestantes fizeram o ato como protesto, pedindo a saída do deputado federal pastor Marco Felicano da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara.

Quatro manifestantes foram detidos no 15° andar do Anexo 1 da Câmara dos Deputados. Os estudantes Lucas Brito, 22 anos, Iago Brayhan e Marissa Santos, 20 anos, alunos de serviço social na Universidade de Brasília (UnB) e Pedro Viegas, 21 anos, estudante do Ensino Médio, entraram no prédio em busca de uma janela para estender a bandeira do movimento LGBT no andar, mas foram retirados pelos seguranças e detidos pela Polícia Legislativa.

Segundo a assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados, os quatro detidos utilizaram o direito constitucional de ficar calado e não chegaram a prestar depoimento, apenas assinaram o Termo de Compromisso de Comparecimento. Foi aberto um Boletim de Ocorrência 112/2013. A Polícia Judiciária tem até 30 dias para concluir a análise e decidir se houve ou não prática de contravenção penal

Duas cerimônias simbólicas de casamento entre pessoas do mesmo sexo foram o ponto de partida para que aproximadamente 20 casais homossexuais se beijassem.

Tamires Rizzo, 22 anos, mestranda em saúde coletiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi uma das duas garotas que se casaram simbolicamente e se beijaram "Não somos homossexuais, mas estamos ao lado da comunidade LGBT na luta contra o Feliciano." 

Danilo Restaino, 21 anos, estudante de ciências sociais na Universidade de São Paulo (USP) e Vitor Gregório Domingues, 18 anos, vieram do estado paulista para participar do beijaço.

As três faixas do eixo monumental que foram interditadas no sentido Congresso Nacional foram liberadas no início da tarde, diminuindo o engarrafamento nas vias. Manifestantes estão sentados no gramado do Congresso e de lá irão para o Ministério da Educacação e do Planejamento para novos protestos.


FONTE: CORREIO BRAZILIENSE / Com informações de Étore Medeiros

LEIA TAMBÉM: 

Manifestação dos movimentos sociais e sindicais reúne 25 mil pessoas


Nenhum comentário: