Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

segunda-feira, julho 27, 2009

FLA1000

O Primeiro a Atingir a Marca em Campeonatos Nacionais


Clube brasileiro que sempre disputou a divisão de elite do Campeonato Brasileiro, sem rebaixamento, o FLAMENGO chegou a um número histórico neste domingo. Com a partida contra o Santos, na Vila Belmiro, o Rubro-Negro carioca tornou-se o primeiro clube com 1.000 partidas disputadas em Brasileiros da Série A.

A trajetória do clube da Gávea em Nacionais começou em 8 de agosto de 1971. Em seu primeiro jogo pela competição, o Fla perdeu para o Sport na Ilha do Retiro (1 a 0). Mas apesar do tropeço no primeiro passo, o clube da Gávea tem um dos mais vitoriosos retrospectos na principal competição do futebol brasileiro.
Em 1000 partidas, a equipe tem 417 vitórias , 276 empates e 307 derrotas. O clube marcou 1.383 gols e sofreu 1.132.
Em Campeonatos Nacionais, o Flamengo chegou cinco vezes a decisões, incluindo a final da Copa União de 87. E levantou a taça em todas as oportunidades.

A primeira vez em que o clube chegou a uma decisão de Brasileiro foi em 1980, já com a base do time que seria campeão mundial interclubes no ano seguinte. Após perder o primeiro jogo da final para o Atlético MG. por 1 a 0 no Mineirão, o Rubro-Negro fez a festa no Maracanã diante de 154 mil pagantes, vencendo a finalíssima por 3 a 2, com dois gols de Nunes e um de Zico.

Foi o primeiro de três títulos nacionais em quatro anos. Em 82 e 83, a equipe voltou a conquistar o Brasileirão, derrotando Grêmio e Santos nas finais, respectivamente.

Em 1987, ainda com Zico e contando com outros jogadores de seleção brasileira, como Bebeto, Renato Gaúcho, Jorginho, Leandro, Edinho, Leonardo e Zinho, o Flamengo chegou à decisão da Copa União e superou o Inter de Taffarel (1 a 1 em Porto Alegre e 1 a 0 no Rio).

A decisão do Clube dos 13 de que os finalistas do chamado Módulo Verde não deveriam enfrentar os dois primeiros colocados do Módulo Amarelo em um quadrangular final fez com que a CBF não reconhecesse oficialmente o Flamengo como campeão nacional, e sim o Sport, vencedor do grupo amarelo.

Além das decisões, o Flamengo tem outros jogos marcantes em seu currículo em Brasileiros. A maior goleada ocorreu em 1981: 8 a 0 diante do Fortaleza, em 4 de fevereiro. Com cinco gols de Nunes.
No Nacional de 85, o Rubro-Negro goleou o Botafogo por 6 a 1. O destaque da partida foi o lateral-esquerdo Adalberto, autor de dois gols.

Outro clássico local que ficou marcado para os rubro-negros ocorreu em 2 de dezembro de 89. O penúltimo jogo do clube no Brasileirão daquele ano foi a despedida oficial do principal ídolo da história do clube. Com uma goleada sobre o Fluminense (5 a 0) em Juiz de Fora (MG). E com direito a um gol de Zico, em cobrança de falta, abrindo o placar.

Maior artilheiro da história do Flamengo, Zico também fez o seu primeiro de seus 509 gols pelo time principal do Fla em uma partida de Campeonato Nacional: no empate por 1 a 1 com o Bahia, no segundo jogo do Rubro-Negro em Nacionais, em 11 de agosto de 1971. Em Brasileiro, o camisa 10 balançou a rede 139 vezes.

Em um outro clássico carioca em Brasileiros, os rubros-negros sofreram uma derrota que afetou os torcedores do clube por quase uma década. Na segunda edição da competição, em 1972, o Flamengo perdeu para o Botafogo por 6 a 0. A goleada ocorreu no dia do aniversário do clube da Gávea: 15 de novembro. Nove anos depois, o Fla devolveria o placar, em jogo do Carioca.

A milésima partida - 26deJulho09 - foi disputada fora de casa, na baixada santista, na Vila mais famosa. E Flamengo como ja fez muitas vezes no contar destes mil jogos venceu a partida de virada, placar de 2x1, que é muito mais gostoso. De quebra, próprio do Flamengo quebrou uma escrita de 33 anos sem vitória contra o Santos em jogos oficiais na casa do peixe.
QUE VENHAM MAIS MIL, VENCER, VENCER, VENCER...
G'BALA

Nenhum comentário: