Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sexta-feira, janeiro 08, 2010

Plenária da Marcha Mundial das Mulheres em Gravataí

O município de Gravataí recebe no dia 27 de janeiro atividade da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) dentro da programação do Fórum Social Mundial 10 Anos – Grande Porto Alegre. Entre as presenças já confirmadas, a representante da coordenação nacional da MMM, Nalu Farias, e do Comitê Internacional da Marcha (África do Sul), Wilhelmina Trout.

A plenária será realizada na Câmara de Vereadores, a partir das 14 horas, e visa a organização da III Ação Internacional da MMM, chamada Ação 2010. Às 18 horas as participantes da plenária saem em caminhada pela cidade. O roteiro ainda será definido.


Histórico da Marcha –
Em junho de 1995, 850 mulheres marcharam 200 quilômetros contra a pobreza pelo interior do Quebec, no Canadá, chegando a Montreal onde foram recepcionadas por 15 mil pessoas. A principal conquista desta manifestação foi o aumento real do salário mínimo, em uma economia de preços estáveis e pressionada pelo mercado comum com os Estados Unidos, mais direitos para as mulheres imigrantes e apoio à economia solidária. A iniciativa inspirou mulheres do mundo todo a se unirem na Marcha Mundial das Mulheres 2000.

A MMM é uma ação do movimento feminista internacional de luta contra a pobreza e a violência sexista. Sua primeira etapa foi uma campanha entre 8 de março e 17 de outubro de 2000. Aderiram à Marcha 6000 grupos de 159 países e territórios. As manifestações de encerramento desta primeira fase da Marcha no dia 17 de outubro de 2000 mobilizaram milhares de mulheres em todo o mundo, nesta ocasião foi entregue a ONU um abaixo assinado com cerca de 5 milhões de assinaturas em apoio às reivindicações da Marcha.

Nenhum comentário: