Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, março 09, 2010

Caixa cobra 37 mil fiadores de universitários em dívida com o Fies

O DITO E O FEITO...







A Caixa Econômica Federal acionou ao menos 37 mil fiadores em processos de execução de dívidas do Fies, programa de crédito educativo do governo Fernando Henrique Cardoso que financia estudos de universitários de baixa renda em instituições privadas.

Os dados obtidos pela Folha são de julho de 2009, quando havia cerca de 250 mil contratos em fase de quitação da dívida. Desses, em mais de 50 mil havia inadimplência. Questionada, a Caixa não confirma os números, mas afirma que a taxa de inadimplência do Fies é de aproximadamente 25%.

Uma dessas pessoas é a sogra de Daiane Lima, 31, que quando entrou para a faculdade de engenharia esperava começar a pagar o financiamento estudantil logo que arranjasse o primeiro emprego, porém, as prestações tomavam quase todo o seu salário e ela não tem conseguido honrar o compromisso. Hoje, são 14 prestações vencidas, o que resulta em uma divida de R$ 76 mil.

O advogado Antony Argolo, cujo escritório defende mais de 500 causas de estudantes do Fies, critica o programa: "É uma bola de neve. Os juros incidem sobre juros e a dívida aumenta em progressão geométrica". Para ele, portanto, a redução dos juros por parte do MEC não resolve o problema.

FONTE: FOLHA ONLINE

Nenhum comentário: