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sábado, março 06, 2010

Carnaval: secretária faz avaliação

O Carnaval é tempo de alegria, de mistura de sons, de ritmos, de batucadas, de cores, um gigantesco festival de diversão e descontração em que milhares de pessoas se entregam ao reinado diverso e plural do Momo, além dos milhares de profissionais envolvidos que trabalham para que a maior festa popular brasileira se realize. Em Pelotas, se envolvem na folia cerca de um terço da população, entre trabalhadores e foliões, segundo os organizadores do evento no município cerca de 150 mil pessoas se envolvem de forma direta ou indireta com a Folia.

Após o encerramento das festividades, a secretária de Projetos Especiais (SPE), pasta responsável pela folia em Pelotas, Claudia Ferreira, apresenta uma avaliação sobre a Doce Folia. Na terça-feira (9), a partir das 19h, no Auditório da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCas), Claudia se reúne com os representantes das Entidades Carnavalescas de Pelotas para analisar a Doce Folia 2010, bem como o comparativo com os outros anos.

Os desfiles oficiais da Doce Folia 2010 ocorreram de 13 a 21 de fevereiro, mas folia do Momo envolveu a cidade bem antes deste período. Em outubro a Corte do Carnaval 2010 foi eleita, dando inicio as festividades, logo em seguida Trios Elétricos levaram a animação pré-carnavalesca aos bairros, num total de 12 festividades em sete comunidades do município, onde uma média de duas mil pessoas literalmente pulou atrás do Trio. A escolha da Corte Gay, apresentação dos Conjuntos Vocais, o Baile Gala Gay, o Baile Municipal, que no dia 28 de fevereiro encerrou oficialmente a Folia, também agitaram a cidade, proporcionando diversas atrações aos foliões e folionas.

Entre os dados que serão debatidos na avaliação com as Entidades, Claudia adianta alguns, num comparativo que apresenta a escala de incentivos e ações para realização do Carnaval dos anos de 2006 até 2010. Entre eles se destacam: a subvenção repassada as Entidades dobrou de valor; no Grupo Especial desfilavam apenas três Escolas, atualmente desfilam seis; a realização dos pré-carnavais; a média de público pagante e de público em cada dia de festividade, tanto nos desfiles oficiais da Passarela do Samba, quanto nos demais eventos, que somados alcançam o número de 50 mil pessoas; o número de participantes em cada categoria, que somadas são 38 mil foliões.

Claudia também vai explanar sobre a situação de cada categoria, como as Escolas de Samba do Grupo Especial, Ramiro Barcelos e Imperatriz da Zona Norte, que foram desclassificadas, e no ano de 2011, serão penalizadas com recebimento de 50% da subvenção. Dos Blocos Infantis, que não houve desclassificação. Nas Escolas de Samba Mirins, a Águia de Ouro foi desclassificada, e também será penalizada em 50% da verba para 2011. A mesma situação ocorre na categoria de Bandas Carnavalescas, com a Banda Família. A Banda Lobos da Cerca, passou para o grupo de acesso, por ter sido desclassificada em 2009, e o último lugar em 2010. Assim, sobem as bandas Unidos da Vila Castilho e Xavabanda para o Grupo Especial das Bandas Carnavalescas, e descem para o acesso as Bandas Lobos da Cerca e Camaleão. Na categoria Blocos Burlescos todos cumpriram com as obrigatoriedades.

Somados aos dados, a secretária irá detalhar sobre todos os serviços comprometidos com a realização do evento, colaboradores diretos e indiretos, serviços contratados, trabalho executado com antecedência, bem como esboçar sobre o envolvimento de diversos segmentos da sociedade. Claudia pretende apresentar o outro lado do Carnaval, a festa como geração de emprego e renda, por envolver o comércio, profissionais liberais, fomentar o turismo entre outros.
FONTE: SECOM

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