Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

domingo, fevereiro 10, 2013

Fogo na Aldeia Maracanã






Incêndio, que para índios foi criminoso, destrói oca. Ninguém fica ferido


Incêndio atingiu uma oca que fica no terreno da Aldeia Maracanã, na Avenida Radial Oeste, na madrugada desta sexta-feira. Ninguém se feriu. Segundo Rafael Gonçalves, observador social da OAB-RJ, que esteve na aldeia conversando com os índios, há indícios de ato criminoso. Peritos estiveram no local, e o laudo deve ficar pronto em até 15 dias.
“Alguém entrou aqui de madrugada e colocou fogo. A sorte é que, no momento, não havia ninguém dormindo na oca, nem crianças circulando. Orientamos o grupo a procurar a polícia e fazer um registro, para que o caso seja investigado”, afirmou Gonçalves.
Quando as chamas começaram a se propagar, um grupo estava concentrado dentro do prédio — que chegou a ser alvo de disputa com o governo do Estado — cantando e dançando. Funcionários que trabalham na obra do Estádio do Maracanã ajudaram a apagar as chamas até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Briga judicial

Os índios têm a favor deles seis liminares garantindo o direito de posse no museu. O governo do estado, que tentou por diversas vezes demolir o prédio, voltou atrás na decisão. No entanto, quer que o grupo deixe o local.
Nesta semana, o deputado estadual Luiz Paulo (PSDB) apresentou projeto de lei para transformar a a Aldeia Maracanã em Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio. O parlamentar alega que tomou essa decisão por entender que a aldeia reúne várias etnias indígenas.

FONTE: JORNAL O DIA

Nenhum comentário: