Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quarta-feira, maio 15, 2013

Projeto B.O. Coletivo marca pontos perigosos nas cidades














“Aqui fui assaltado”. É com esta frase que diferentes pontos de Porto Alegre e de cidades do interior gaúcho estão sendo pontuados. A iniciativa do projeto B.O. Coletivo incentiva as pessoas a colar um cartaz com a frase para demarcar pontos ‘’perigosos’’ da cidade. O cartaz possui também um espaço em branco, onde mais pessoas podem dar seu relato. A ideia é fazer uma espécie de boletim de ocorrência coletivo, numa intervenção na cidade.

A ideia nasceu no OuiShare Fest Porto Alegre, evento satélite do maior festival de economia colaborativa da Europa, que aconteceu na capital gaúcha no começo de maio. A iniciativa foi criada numa atividade do coletivo Shoot The Shit, que propôs um desafio de ativismo urbano. O B.O. Coletivo busca reconhecer e avisar as pessoas e as autoridades de que o local é inseguro. Giovanna Berti Previdi, uma das criadoras do projeto, reconhece que o problema da insegurança é muito complexo para ser resolvido com uma ação simples, mas acredita que a iniciativa pode fazer diferença. “Acreditamos que, sim, os cartazes podem fazer com que as pessoas fiquem mais alertas em locais que representa insegurança nas cidades”, explica.


A grande repercussão da ação, que foi divulgada inclusive em veículos da imprensa nacional, surpreendeu os criadores. “Divulgamos a iniciativa para a nossa rede de contatos. Aí um foi contando pro outro, que foi contando para o outro...”, comenta Giovanna. A intenção do grupo é implementar ideias e melhorias do projeto, na medida em que a iniciativa for se desenvolvendo. "Recebemos inúmeras sugestões e até propostas de empresas e pessoas interessadas em nos ajudar a integrar a ação offline com uma estratégia online, como uma plataforma ou um aplicativo. Na medida do possível, vamos tentar implementar estas ideias.”, comenta. 

"O B.O. não é do grupo, não é de uma cidade. É de todo mundo, qualquer um pode replicar a ideia onde quiser", conclui Giovanna. Para participar, basta baixar o cartaz aqui e colar na cidade ou colaborar na página do projeto no Facebook.

FONTE: FACOOL

Nenhum comentário: