Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, abril 15, 2014

Professores votam pelo indicativo de greve na UFS






Os docentes reunidos em assembleia geral que aconteceu na manhã de hoje, 15, votaram pelo indicativo de greve na UFS, sem data de início. O indicativo de greve é o último recurso dos docentes diante das tentativas frustradas de negociação com o governo, que ao longo dos últimos dois anos vem ignorando os apelos dos professores.

Em 2012, uma greve dos professores histórica tomou o país, com duração de mais de 100 dias e adesão de quase todas as universidades federais. Na época, o governo encerrou as negociações apresentando um Projeto de Lei problemático, que intensificou as distorções na carreira. A greve foi suspensa por tempo indeterminado, mas poderá voltar mais forte em 2014.

“O indicativo de greve é uma forma de mostrar ao governo que estamos mobilizados, estamos discutindo a universidade e que podemos começar uma greve”, afirmou o diretor da ADUFS, professor Elyson Carvalho. Os professores reivindicam reestruturação da carreira e melhores condições de trabalho.

O cenário nacional aponta para intensificação das mobilizações nos próximos meses, como ressaltou o representante da CSP-Conlutas, Deyvis Barros. “Na educação, já tem uma greve em curso da Fasubra, o Sinasefe indicou o início de greve para o dia 21, algumas universidades já votaram a realização da greve, então pelo que parece nós estamos caminhando para uma greve da educação de nível federal. Eu penso que é uma necessidade de todo funcionalismo público federal e que existe uma conjuntura propícia para alcançar conquistas nesse ano”.

Para o estudante de Direito da UFS, Victor Fernando, o apoio dos estudantes na luta dos professores é essencial. “A gente deve olhar positivamente para a mobilização dos professores porque as pautas deles também são nossas. Nós também somos atingidos pelas péssimas condições de trabalho e podemos possivelmente vir a ser professores no futuro, e quando isso acontecer vamos querer encontrar condições de trabalho aceitáveis”, acrescentou.

Nos dias 26 e 27 acontecerá uma reunião do setor das Instituições Federais de Ensino Superior em Brasília, ocasião em que as seções sindicais do país levarão o resultado de suas assembleias para debater a deliberação da greve nacional dos docentes, com indicação de período e da relação com a greve das demais categorias. No dia 30, haverá Assembléia Geral dos docentes da UFS para discutir os encaminhamentos do sindicato nacional.

FONTE: ADUFS-SEÇÃO SINDICAL

Nenhum comentário: