Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quarta-feira, abril 30, 2014

Servidores deflagram greve no CAVG e alunos protestam







Participaram da assembleia representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica

A dez semanas do fim do ano letivo, professores e servidores do Campus Pelotas-Visconde da Graça (CAVG) deflagraram greve na instituição a partir da próxima sexta-feira. Com o feriado nacional de quinta-feira, os alunos terão aula somente até amanhã. A assembleia foi realizada no início da tarde de ontem. Ao fim do dia, diante do resultado, estudantes organizaram um protesto. O trânsito para entrada e saída de veículos no Campus foi bloqueado em alguns momentos.
Participaram da assembleia representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), do Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas (Asufpel) e da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (Adufpel). A pauta é ampla, mas entre os motivos da paralisação estão melhorias na qualidade dos serviços, questões ligadas a aumento salarial, Previdência Complementar (Funpresp), entre outras.
Manifestação
Aos gritos de “não à greve”, um grupo de estudantes se reuniu em protesto na entrada principal do Campus. Aluna do curso Técnico em Meio Ambiente, Josiele Rodrigues diz que a turma compreende a situação dos docentes e acha justo que busquem seus direitos, porém, esta seria a terceira greve em quatro anos. Com isso, o tempo de permanência na instituição para quem se formaria dentro de três anos aumentaria para quatro anos e meio. “Todos os estudantes estão sendo muito prejudicados.”
A coordenadora do Sinasefe em Pelotas, Maria Lúcia Monteiro, considera importante a participação dos jovens de alguma forma. Quanto ao prejuízo, ela considera questionável. “O projeto do governo federal é de precarização, então estamos lutando por toda a instituição.”
Na tentativa de que seja realizada nova assembleia, uma mobilização dos alunos está prevista para ocorrer na manhã de hoje. O instituto possui em torno de 1.040 estudantes e cerca de 120 professores. Com a deflagração, o Sinasefe se une ao movimento nacional de greve.
FONTE: DIÁRIO POPULAR / Diego Queijo

4 comentários:

Anônimo disse...

vERGONHOSO FALTA DE RESPEITO COM OS ALUNOS.QUE DEVERIAM TER TERMINADO O ANO LETIVO EM DEMBRO DE 2013.

Anônimo disse...

COMO VAI FICAR A SITUAÇÃO DOS ALUNOS QUE IRIAM SE FORMAR EM JULHO? POIS TEM ALUNOS QUE ESTÃO COM MATRICULA PARA O SEGUNDO SEMESTRE NA FACULDADE,ALGUEM PODE NOS ORIENTAR?

Anônimo disse...

Ta mais que na hora de cortar o ponto dos professores grevista pois quem não trabalha não pode receber o salario fim do mês.

Anônimo disse...

Como vai ficar a situação dos alunos que estão matriculados na faculdade para o 2° semestre? Alguém pode nos orientar?