Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, março 02, 2010

DEM DEM DEM DEM*

Demóstenes critica ministro Edson Santos por ofício sobre cotas raciais


Um ofício circular de autoria do ministro Edson Santos, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, foi motivo de protestos do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), durante pronunciamento nesta terça-feira (2). O ofício do ministro critica a solicitação do DEM para que seja considerada inconstitucional a política de cotas para negros da Universidade de Brasília (UnB).

Segundo o documento, lido em Plenário por Demóstenes, a solicitação do DEM "abrirá portas para paralisar todas as políticas de ação afirmativa federal, estadual e/ou municipal, inclusive aquelas que beneficiam mulheres, estudantes, trabalhadores, índios, deficientes físicos e mentais, as comunidades tradicionais etc".

- O ministro desce fundo numa calúnia, a pretexto de defender uma causa - declarou o senador.

Demóstenes, que é relator do Estatuto da Igualdade Racial na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, lembrou ter atuado na elaboração da Lei Maria da Penha - que torna mais rigorosas as punições nos casos de violências contras mulheres - e que foi o relator do projeto do Estatuto do Idoso. Ele disse que "a cota racial é um engodo".

- Temos de beneficiar o brasileiro pobre, independentemente da sua cor - defendeu ele, acrescentando que está propondo cotas sociais, para beneficiar os mais pobres, em vez de cotas raciais - disse Demóstenes, para quem devem existir cotas sociais, mas a cota racial é que "abre um divisor de águas", criando ódio racial no Brasil.

FONTE: AGÊNCIA SENADO


Arthur Virgílio defende flexibilização de cotas raciais


O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) disse que a política de cotas para alunos negros, como instituiu a Universidade de Brasília (UnB), ao reservar 20% das vagas para esses estudantes, se esquece de outras raças e outros tipos de miscigenação, como a de seu estado, feita basicamente entre índios e brancos. De acordo com o parlamentar, "os amazonenses preferem ser chamados de descendentes de índios".

O senador exemplificou com um dado cultural: enquanto Zumbi é o herói dos negros brasileiros, o herói dos amazonenses é o índio Ajuricaba, "grande estrategista militar, grande guerrilheiro de selva". O representante amazonense contou que Ajuricaba, preso pelos portugueses, se atirou, acorrentado, às águas do Rio Negro, num ato suicida "em nome da liberdade".

- Nós temos muito orgulho da miscigenação que nos faz a civilização que somos. Eu tenho no meu sangue a mistura que vai do negro ao holandês. Mas, culturalmente, nós somos o resultado da miscigenação de portugueses brancos com indígenas brasileiros. Essa é a restrição que faço ao projeto das cotas raciais - afirmou Arthur Virgílio, para quem as cotas sociais se aplicam melhor à redenção dos mais pobres.

Arthur Virgílio falou após comunicação de liderança feita pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO), em que este critica um ofício assinado pelo ministro Edson Santos de Souza, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

FONTE: AGÊNCIA SENADO



EM TEMPO: O DEMOCRATAS* - DEM - OCUPA NO ESPAÇO POLITICO PARTIDÁRIO BRASILEIRO UMA POSIÇÃO DE CENTRO-DIREITA. DE IDEOLOGIA LIBERAL FOI REFUNDADO EM MARÇO DE 2007 PARA SUBSTITUIR O PARTIDO DA FRENTE LIBERAL - PFL - A EXISTÊNCIA DESTA SE DEVIA A UMA DISSIDÊNCIA DO EXTINTO PARTIDO DEMOCRÁTICO SOCIAL - PDS - QUE HAVIA SUCEDIDO A ALIANÇA RENOVADORA NACIONAL - ARENA - PARTIDO MANTENEDOR DA DITADURA MILITAR DE 1964 - 1985.

Nenhum comentário: