Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sábado, julho 28, 2012

Dilma vai às compras em Londres e fala da 'surpresa' Marina Silva


Presidente passeia pelo Hyde Park e promete que cerimônia de abertura do Rio será melhor

A presidente Dilma Rousseff aproveitou o início da tarde deste sábado em Londres para passear pelo Hyde Park, a maior área de lazer da capital inglesa, e fazer compras com a filha, Paula, por ruas próximas ao parque. A caminhada durou 50 minutos. Dilma comentou a presença da ex-ministra Marina Silva como convidada de destaque na cerimônia da abertura dos Jogos Olímpicos. A presidente disse que não havia sido informada sobre o convite para a adversária das eleições de 2010:

— Não sabia e não preciso saber de tudo. Foi um orgulho.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), admitiu que o convite surpreendeu o governo. O deputado, que também está em Londres, contou que só soube na manha deste sábado, pela imprensa, que o convite partiu do Comitê Olímpico Internacional (COI):

— Ninguém sabia de onde havia partido o convite. É obvio que teria sido mais adequado ao COI consultar o Brasil, mas a decisão é do comitê, que pode convidar quem desejar. Não considero uma gafe.

O deputado, porém, reconheceu o papel da ex-senadora e ex-candidata a presidente na luta pelo Meio Ambiente:

— Meu orgulho é saber que uma pessoa do caráter da Marina foi escolhida para representar o Brasil na causa ambiental.

Na Copper Box, durante o intervalo de Brasil x Croácia pelo handebol feminino, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse:

— Não fiquei surpreso com a presença (de Marina Silva). Ela sempre foi bem relacionada com as casas reais.

Mais cedo, Rebelo provocou:

— Ela sempre teve um bom relacionamento com a aristocracia europeia. Nós não podemos determinar quem as casas reais escolhem.

Já outro ministro, que pediu para não ser identificado, considerou o convite uma gafe:

— Se fosse nas Olimpíadas brasileiras seria como convidar um integrante do Partido Trabalhista Britânico, que faz oposição ao governo Cameron, para ter uma posição de destaque na cerimônia de abertura.

Durante o passeio, Dilma disse que gostou muito da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, mas, para ela, a festa no Rio em 2016 será ainda melhor:

— Gostei, mas vamos fazer muito melhor. Vamos colocar uma escola de samba e abafar.

Com agenda livre em Londres, Dima deixou o Hotel Ritz de carro por volta das 12h30m (8h30m, no horário de Brasília). A presidente foi caminhar pelo Hyde Park e por algumas ruas do entorno, acompanhada da filha e de seguranças da Presidência. Depois de tirar fotos com brasileiros, entrou numa loja da "National Geografic", comprou uma camiseta e um globo terrestre. A loja foi fechada para a presidente ser atendida.

Dilma disse que já esteve dez vezes em Londres, mas apenas uma vez como turista. Durante a caminhada, Dilma também passou em frente ao British Museum.

— Pelo menos num dia da semana a gente tem que ter direito ao ar livre. É bom visitar para ter um pouco de cultura — comentou a presidente.

Cercada por seguranças, primeiro a presidente ficou irritada ao ver jornalistas tirando fotos e a seguindo no Hyde Park. Dilma comentou com um segurança:

— Assim não dá. Desse jeito vou voltar.

Depois a presidente ficou mais calma e foi conversando com jornalistas sem parar de caminhar. Em alguns momentos, ficou lado a lado com pedestres nas movimentadas calçadas londrinas. Mas conseguiu driblar a imprensa e passou quase quatro horas em passeio por Londres, onde teria visitado um museu. Dilma retornou ao Hotel Ritz por volta das 17h40 (horário local, 13h40 horário de Brasília) para em seguida retornar ao Brasil

FONTE: O GLOBO

LEIA TAMBÉM: Na trepidante Londres, Dilma leva a filha para encontro com a Rainha

Nenhum comentário: