Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

segunda-feira, julho 09, 2012

Greve dos servidores continua; governo apresenta proposta dia 18


 O governo federal se comprometeu nesta segunda-feira (9) a apresentar aos servidores públicos federais em greve uma proposta de reajuste salarial até o dia 18 de julho, data em que a paralisação em diversos órgãos da administração pública completará um mês: “Foi uma reunião extremamente proveitosa. Foi o melhor dia desde o início das negociações com o governo porque agora definimos um calendário mais objetivo”, resumiu Oton Pereira, que é secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Distrito Federal (Sindsep-DF) e participou da reunião realizada na Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento. 
De acordo com o sindicalista, o Ministério do Planejamento assumiu o compromisso de entregar até a próxima sexta-feira (13) um novo estudo com um diagnóstico sobre a evasão de quadros no setor público, já que um primeiro estudo apresentado pelo governo foi considerado irregular pelos representantes dos servidores: “Na segunda-feira seguinte (16) teremos um novo debate conclusivo sobre esse diagnóstico e na quarta-feira (18), finalmente, o governo nos entregará sua proposta de correção salarial para os servidores”, afirmou Pereira. 
O certo, segundo o secretário-geral do Sindsep-DF, é que a paralisação dos servidores federais continuará até dia 19, data para a qual está programada uma grande assembleia na capital federal, com a provável participação de milhares de trabalhadores de diversos pontos do país: “Vamos pegar a proposta do governo e fazer um amplo debate com a categoria. A partir do dia 16 começarão a chegar caravanas de servidores federais a Brasília”, anunciou Pereira. 
Os servidores querem ainda que o governo recue na decisão de cortar o ponto dos grevistas e promover um desconto dos dias parados na folha de pagamento: “Na reunião de hoje colocamos que a decisão do governo de determinar de forma unilateral a suspensão do pagamento dos salários dos servidores era um desrespeito total ao processo de negociação que está ocorrendo. O governo concordou em abrir a discussão sobre não descontar os dias da greve”, garantiu o sindicalista. 
Na quinta-feira (12), o sindicato promete fazer em frente ao Palácio do Planalto um ato em repúdio à declaração do secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, que sugeriu o corte do pagamento dos servidores em greve. Nesta segunda-feira, lideranças sindicais aproveitaram o dia para percorrer diversos setores em greve e reforçar a necessidade de manutenção da paralisação: “A greve não só continua como será ampliada”, disse Oton Pereira. 
Além do reajuste salarial, os servidores federais reivindicam aumento do auxílio-alimentação, reajuste da contrapartida dos planos de saúde e realização de novos concursos públicos. Com o novo estudo a ser entregue pelo Ministério do Planejamento, o Sindsep-DF espera conhecer a evolução salarial dos servidores entre 2002 e 2012 e ter uma noção exata de quantos servidores integram atualmente o Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE).
FONTE: REDE BRASIL ATUAL

Nenhum comentário: