Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, maio 13, 2014

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES CLASSISTAS DA EDUCAÇÃO FEDERAL AOS PARLAMENTARES




Em conjunto com a Fasubra e o Andes, o SINASEFE divulga nesta terça-feira (13) uma carta aberta das entidades classistas aos parlamentares chamando atenção para as reivindicações dos trabalhadores da Educação Federal, e, principalmente, para a necessidade de negociação de verdade por parte do governo. Exigências de aprimoramento, restruturação e correção das distorções das carreiras de técnicos e docentes, além da denúncia da precarização e falta de autonomia nas instituições são alguns dos destaques do texto.

"É inaceitável que o governo perdoe dívidas e multas dos grandes planos de saúde privados, repactue contratos com os empreiteiros da Copa e facilite os negócios das grandes multinacionais com isenções de impostos ao mesmo tempo em que é incapaz de garantir negociação de verdade com impacto financeiro positivo nos investimentos na educação pública desse país." 

Audiência pública no Senado
Nesta quarta-feira (14), o SINASEFE participa de uma audiência pública no Senado, para debater gestão democrática na rede federal e, reiterar a cobrança de negociação ao MEC, que também participará do espaço representado pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade.

Confira o documento completo:

SENHOR(A) PARLAMENTAR,

As entidades classistas representativas dos trabalhadores da Rede Federal de Educação,ANDES-SN, FASUBRA e SINASEFE, das quais as duas últimas encontram-se em GREVE, respondendo a ampla mobilização de suas bases, solicitam a interveniência dos senhores Senadores e Deputados federais no sentido de que o governo federal negocie de verdade com os Docentes e os Técnico-administrativos em Educação (TAE) das Instituições Federais de Ensino (IFE).

O povo brasileiro que foi às ruas aos milhões em junho de 2013 trouxe nos cartazes e palavras de ordem o recado que expressa à insatisfação da população com as politicas para saúde e educação. E isso somente será possível com a valorização e melhoria das condições de trabalho nestas áreas!

Faltam condições necessárias para o funcionamento das IFE, o que resulta no comprometimento da qualidade das atividades acadêmicas, na precarização do trabalho e na retirada de direitos. Há necessidade de vagas e concursos públicos para Docentes e Técnico-administrativos, principalmente por conta do grave processo de terceirização da força de trabalho que é política oficial anunciada pelos representantes do Ministério do Planejamento.

É preciso reverter os ataques contra a autonomia e a democracia nas IFE. A perseguição de ativistas e dirigentes sindicais, bem como a implementação autoritária da Ebserh (que privatiza os Hospitais Universitários), são exemplos de como, lamentavelmente, estamos retrocedendo em consolidar e ampliar a liberdade de atuação sindical, e também de fazer valer o artigo 207 da Constituição Federal.

Exigimos o aprimoramento, restruturação e correção das distorções das carreiras dos Técnicos e Docentes. É inaceitável que o governo perdoe dívidas e multas dos grandes planos de saúde privados, repactue contratos com os empreiteiros da Copa e facilite os negócios das grandes multinacionais com isenções de impostos ao mesmo tempo em que é incapaz de garantir negociação de verdade com impacto financeiro positivo nos investimentos na educação pública desse país.

A Educação Federal está disposta a lutar. Por isso, ANDES-SN, FASUBRA e SINASEFE convocam os trabalhadores e estudantes de todas as IFE e conclamam o engajamento dos parlamentares num esforço coletivo em defesa da valorização profissional, das condições de trabalho e do acesso e permanência estudantil, que favoreçam a qualidade do ensino, pesquisa e extensão em nossa Rede.

Brasília-DF, 14 de maio de 2014

Nenhum comentário: