Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quarta-feira, janeiro 14, 2015

Entidades pedem que Carnaval de Pelotas seja adiado em 13 dias















Prefeito irá avaliar a solicitação com as secretarias envolvidas na festa e dará a resposta nesta quinta-feira

 Representantes da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) procuraram o prefeito Eduardo Leite e a vice, Paula Mascarenhas, na manhã desta quarta-feira (14/01/2015) para pedir a alteração da data do Carnaval de Pelotas para 26 de fevereiro a 1º de março. O objetivo do adiamento, de duas semanas, é dar mais tempo para que as entidades se organizem e mobilizem as comunidades.

          A proposta foi aprovada em reunião, da qual participaram 22 das 36 entidades associadas. Caso seja aceita, os desfiles seriam realizados em quatro dias – de quinta-feira a domingo – e não haveria o desfile das campeãs. Na quinta-feira aconteceria a muamba; sexta-feira os blocos burlescos; sábado escolas infantis e bandas; e domingo mirins e participações.

          De acordo com os carnavalescos, quando o Carnaval cai no início de fevereiro é difícil mobilizar, de desenvolver o trabalho, já que as pessoas só começam a pensar na festa, e a “respirá-la”, depois do réveillon. 

          Eduardo diz que a Prefeitura está pronta para realizar o evento na data e que até, de forma inédita, adiantou parte da subvenção das entidades - paga em cinco parcelas, a partir de outubro de 2014. Porém, entende que as entidades precisem de mais tempo para mobilizar e cumprir todas as exigências legais. Assim, conversará com a sua equipe para avaliar o que a mudança acarretará em relação aos envolvidos e dará uma resposta até esta quinta-feira (15/1/2014).


FONTE: SECOM


Prefeitura confirma adiamento do Carnaval 2015













Festa seria realizada de 13 a 17 de fevereiro no Porto de Pelotas, no entanto, escolas do Grupo Especial pediram um mais tempo para se prepararem


Das incertezas que ainda rondam o Carnaval 2015 em Pelotas, até esta quarta-feira (14) a principal dizia respeito à data da folia. No início desta semana, a realização da festa seguiria o calendário nacional, ao ocorrer entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

No entanto, 22 das 36 entidades carnavalescas pediram à prefeitura de Pelotas o adiamento do evento para os dias 26, 27, 28 de fevereiro e 1º de março, proposta aceita pelo órgão. Agora, as agremiações têm até o dia 31 de janeiro para regularizar a situação junto à prefeitura e participar da festa. A intenção é evitar o esvaziamento do evento, como ocorreu no ano passado, quando cinco das seis escolas do Grupo Especial não desfilaram.

Atualmente, apenas a Academia do Samba está legalmente apta a desfilar pela categoria, enquanto as outras - Estação 1ª do Areal, General Telles, Unidos do Fragata e Imperatriz da Zona Norte (a Ramiro Barcellos pediu licença para não desfilar esse ano) - ainda precisam resolver problemas burocráticos. Segundo o presidente da Associação da Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), Jorge Vasques, se estas escolas conseguirem regularizar suas situações até hoje, elas ainda conseguem acessar os recursos da subvenção. Caso contrário, elas têm até o fim do mês para solucionar os problemas e entrar na passarela em regime participativo.

Em 2014 a General Telles foi a única a participar do Carnaval pelotense, já que as demais entidades preferiram não concorrer por discordarem do local onde a festa ocorreria - desde o ano passado o Carnaval é realizado no Porto - e dos valores repassados pela prefeitura às escolas - cerca de R$ 40 mil - como subvenção. Na época, o Executivo investiria aproximadamente R$ 300 mil em recursos públicos, valor considerado insuficiente para cobrir os custos da folia. Para 2015, a participação das entidades tem esbarrado na burocracia.

Desde o ano passado, uma série de documentos e licenças têm sido exigidos pelo Poder Público para a liberação dos recursos necessários à montagem do espetáculo. Por enquanto, apenas as escolas e blocos infantis, bandas e uma escola do Grupo Especial estão regularizados e já preparam a apresentação. Conforme o secretário de Cultura de Pelotas, Giorgio Ronna, a transferência da festa deve dar o tempo necessário para a solução dos impasses. "O Carnaval é uma festa popular e as escolas têm grande peso nisso. Sem elas, a festa não teria o mesmo sentido", afirma Ronna.

Conforme Vasques, as entidades estão tentando providenciar todos os documentos solicitados, mas a tarefa não tem sido fácil por estes precisarem ser reconhecidos em cartório, o que nem sempre é rápido. Inicialmente, a prefeitura havia dado prazo até outubro de 2014 para a entrega das Certidões Negativas de Débitos (CNB) e atas atualizadas e autenticadas, e desde então vem prorrogando a data na expectativa de garantir um Carnaval completo, diferente do ano passado.

Para agravar a situação, pesam a falta de conhecimento dos carnavalescos com relação às questões legais, financeiras e jurídicas, e o interesse da prefeitura em manter todo o processo de organização do Carnaval o mais transparente possível. Como vários documentos passaram a ser exigidos para o repasse da subvenção, muitas precisaram profissionalizar a administração, o que não é simples. "Os carnavalescos sabem fazer Carnaval, mas a maioria não é acostumada a lidar com a parte financeira. Essa é uma preocupação nova."
Escolas querem desfilar
Todas as escolas de samba do Grupo Especial - com exceção da Ramiro Barcelos - pretendem participar do Carnaval 2015, desde que a prefeitura dê mais tempo para organização. Conforme um dos diretores da Unidos do Fragata, Edson Planela, a maioria das agremiações passou por mudanças de diretoria em 2014, o que acabou atrasando o início dos trabalhos. Além disso, se a festa iniciasse no dia 13 de fevereiro, o tempo disponível para montagem dos carros alegóricos e fantasias seria insuficiente.

Para Sandro Nunes, diretor geral de Carnaval da Estação 1ª do Areal, a ausência das escolas representaria uma grande perda para a festa na cidade. Segundo ele, a Estação tem o propósito de desfilar, todavia também depende da liberação de documentos para isso. Caso participe, a escola deve ir à Cidade do Samba com dois ou mais carros alegóricos e cerca de 600 componentes. Até o momento, a Academia do Samba é a única em condições de participar da festa. A General Telles passa por mudanças na diretoria e enfrenta os mesmos problemas das outras entidades. Para 2015, as bandas decidiram ficar fora do concurso alegando falta de recursos. Blocos burlescos também não concorrem.

Com a mudança confirmada, a programação do Carnaval 2015 deve ocupar quatro dias, sem o tradicional desfile das campeãs. A folia começa na quinta-feira (26 de fevereiro), com a passagem da Muamba; na sexta-feira (27) é a vez dos blocos burlescos irem para a passarela; no sábado (28) saem as escolas infantis e bandas; e no domingo (1º) as bandas mirins e o Grupo Especial. De acordo com Giorgio Ronna, a prefeitura estava pronta para realizar o evento na data prevista - de 13 a 17 de fevereiro - tendo, inclusive, adiantado parte da subvenção das entidades em outubro de 2014, algo inédito na cidade.
Novidades
Para 2015, a Secretaria de Cultura e a comissão formada para ajudar na organização do evento - esta inclui representantes de outras secretarias -, vai tentar corrigir os erros observados na edição anterior. O trajeto de 300 metros da passarela, por exemplo, foi alterado e agora está reto, ao contrário de 2014 quando a pista era curvada. Além disso, o número de arquibancadas disponíveis para o público será maior, chegando a 4,5 mil lugares.

Detalhes como valores de ingressos e camarotes ainda não foram definidos, mas a prefeitura já começou os processos licitatórios para contratação das empresas responsáveis pela sonorização, segurança e montagem das estruturas.
Outra novidade são as premiações em dinheiro. Conforme a Assecap, estas devem melhorar, pois toda a renda obtida na festa será destinada a esse fim. Após acordo com a prefeitura, em 2015 a Assecap deve coordenar assuntos referentes a jurados, anjos (acompanhantes dos jurados), concursos, programação e passarela do samba. As demais responsabilidades permanecem com a prefeitura, como montagem da infraestrutura, contratação de luz, som e segurança.
Carnaval no Porto surpreende
Em meio às indefinições, a aprovação do Porto como local da folia é a única certeza envolvendo a festa. Em 2014, quem morava no entorno da Cidade do Samba - instalada entre as ruas Almirante Tamandaré, Bento Martins e Visconde Jaguari -, temia o aumento de roubos e violência na região, preocupação que acabou não se confirmando devido à forte presença policial na localidade. A prefeitura também investiu na iluminação e colocação de banheiros públicos no bairro, tomando muito cuidado com o ir e vir da população local.

Para o estudante Jesian Golin, 26, o Carnaval no Porto foi até bom para a vizinhança, pois diminuiu um pouco a sensação de insegurança presente no resto do ano. "Por aqui é comum a pessoa ser assaltada em plena tarde e na época do Carnaval isso não ocorreu." Assim como ele, a funcionária pública Mara Rosa, 57, surpreendeu-se com a festa. O problema é que depois do evento a prefeitura voltou a esquecer o bairro, deixando de cuidar das praças e da iluminação pública. "No fim, nós gostamos da festa no Porto e esperamos que esse ano seja melhor ainda, mas ainda esperamos mais atenção por parte do Poder Público."
Audiência
Hoje, às 10h, o secretário de Cultura, Giorgio Ronna, e o superintendente de Manifestações Populares da Secult, Francisco Rangel, devem ir até a Câmara de Vereadores para falar sobre o planejamento do Carnaval 2015. Às 19h, o plenário da Câmara também vai receber audiência pública sobre a Festa de Iemanjá, com o mesmo objetivo. As duas reuniões foram propostas pelos vereadores Marcos Ferreira (PT), Ricardo Santos (PDT) e Ademar Ornel (DEM) e devem contar com a presença do superintendente da Secretaria Municipal de Justiça Social e Segurança, Romaldo dos Santos Duarte.
FONTE: DIÁRIO POPULAR / DAIANE SANTOS

Nenhum comentário: