Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sexta-feira, janeiro 09, 2015

PELA UNIDADE DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS: MANIFESTO DA 128 PLENÁRIA NACIONAL DO SINASEFE!












Considerando o grave momento que vivem os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, nós, servidores da Educação Básica,Técnica e Tecnológica Federal, em nossa 128ª Plenária Nacional,vimos, por meio deste manifesto, fazer um chamado à todas as categorias do funcionalismo público federal à construção unificada de nossa CAMPANHA SALARIAL 2015.

Não podemos admitir retrocessos nas conquistas de nossas categorias e da classe trabalhadora de forma geral, e em sua defesa precisamos ir, se preciso, às últimas consequências, seguindo o exemplo do povo brasileiro que foi às ruas em 2013 exigindo mais e melhores serviços públicos, menos corrupção e mais democracia.

Não podemos mais aceitar que o Estado brasileiro alegue diculdades em atender as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras, enquanto repassa em torno de 2,5 bilhões em dia para o grande capital nanceiro sob a rubrica de amortização dos juros da dívida pública. Esse montante, que chega a beirar 50% do orçamento da União, não se faz sem o prejuízo dos investimentos e compromissos sociais da administração pública. Há anos vemos cortes cada vez mais radicais e irresponsáveis justamente nos setores onde o Estado deveria atuar com prioridade, serviços que sempre são apresentados como os mais importantes nos momentos de eleição.

Longe de percebermos uma “luz no m do túnel”, o que assistimos, com cada vez maior pesar, são os escândalos de desvio de dinheiro público, continuidade dos governos anteriores, em que vemos o ralo aberto da corrupção a encher os bolsos de políticos tradicionais e empresários viciados. Devemos bradar bem alto que não admitiremos mais passivamente esse estado de coisas. E nesse sentido, exigimos a imediata auditoria da dívida pública, a punição dos corruptos e corruptores com desapropriação dos seus bens, assim como o consequente aumento dos investimentos nos serviços básicos e essenciais para a população trabalhadora, tais como saúde, educação e segurança.

Não podemos mais permanecer parados enquanto assistimos a corrosão dos nossos salários e condições de vida; a precarização de nossos ambientes de trabalho; a reestruturação em moldes produtivistas de lógica neoliberal dos nossos planos de carreira; o aumento da terceirização; e a operação da ineciência para os serviços que prestamos ao nosso verdadeiro patrão: o povo brasileiro.

Mais do que nunca precisamos fazer valer nossa história de luta e construir uma grande CAMPANHA SALARIAL 2015 em defesa da dignidade do serviço público e dos direitos da população trabalhadora que depende de nosso bom trabalho.

Os eixos dessa Campanha devem ser construídos coletivamente! O primeiro passo para isso foi dado no Seminário Nacional dos Servidores Federais, realizado de 14 a 16 de novembro de 2014, em Brasília-DF. Que concluamos esta etapa no ESPAÇO UNIDADE DE AÇÃO, a acontecer no dia 30 de janeiro, e na PLENÁRIA NACIONAL DOS SPF, convocada para os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, também na capital federal.

Nós, do SINASEFE, rearmamos a necessidade de lutarmos por uma DATA-BASE para os SPF; paridade salarial e de direitos entre ativos e aposentados; reposição das perdas salariais e correção das distorções; contra a precarização e a terceirização; por mais concursos públicos.

O SINASEFE considera que além de construir nossa pauta de reivindicações de forma coletiva e unitária, que é fundamental também construir caminhos que aprofundem e fortaleçam a luta UNITÁRIA dos SPF, tal como já zemos à época da redemocratização e como temos que nos pautar de agora em diante.

Por todo o exposto, consideramos que é preciso aprofundar nossa articulação, não deixando margem para que o governo, a exemplo do que fez em 2012, possa negociar isoladamente com as categorias, ainda que para apresentar uma mesma e recuada proposta, nos fragilizando e nos dividindo.

O SINASEFE faz um amplo chamado pela unidade a todas as entidades do SPF, para que priorizemos as reivindicações unitárias, apontando para uma mesa única de negociação, constituída por todas as entidades representativas dos servidores em luta, hoje organizados no FÓRUM DE ENTIDADES NACIONAIS DOS SPF.

Pela UNIDADE dos trabalhadores e das trabalhadoras do Serviço Público Federal.

Juntos na luta até a vitória!

Brasília-DF, 14 de dezembro de 2014

Nenhum comentário: