Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, setembro 17, 2009

Assembleia aprovou estado de greve





Em assembleia promovida na manhã deste sábado, 12, os metalúrgicos de São José dos Campos e região aprovaram estado de greve.
A mobilização, que valerá a partir da segunda-feira, 14, é uma resposta dos trabalhadores à proposta das montadoras, que ofereceram 4,4% de reajuste, com base no INPC, aumento real de 1,5% e abono de R$ 1 mil. A categoria reivindica 14,65% de reajuste.
A proposta foi rejeitada na mesa de negociação pelos sindicatos de São José dos Campos, Campinas, Limeira e Santos, que formam o bloco unificado do interior.
Segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos de São José, a assembleia definiu a aprovação de paralisações em todos os setores e, a partir de segunda-feira, devem acontecer novas assembleias nas portas das fábricas.
Além da proposta das montadoras, os trabalhadores rejeitaram os valores oferecidos pelos sindicatos patronais dos setores de autopeças, eletroeletrônicos e fundição, que faziam referência apenas à reposição da inflação.
A assembleia também aprovou estado de greve na Embraer para que a data-base do setor aeronáutico seja unificada para setembro, acompanhando toda a categoria metalúrgica. Atualmente, a data-base na empresa é o mês de novembro.

Além dos 14,65% de reajuste, os metalúrgicos reivindicam redução da jornada para 36 horas sem prejuízos nos salários e sem banco de horas, estabilidade no emprego por, no mínimo, dois anos, e renovação e ampliação das cláusulas sociais.
O presidente do sindicato da categoria, Vivaldo Moreira Araújo, afirmou que as propostas patronais são "uma afronta à toda classe trabalhadora".
Segundo ele, as empresas lucraram com a redução do IPI e com o aumento da produtividade. Araújo disse também que o aviso de greve já foi entregue às empresas e que agra deve ter início a paralisação em todas as fábricas.

Nenhum comentário: