Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, maio 22, 2012

Reitor considera greve na UFPB legítima e dá apoio ao movimento


O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, declarou que considera legítima a greve dos professores federais e aprova as reivindicações da categoria. “Não há um reitor na Andifes [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior] que seja atualmente contra o movimento”, afirmou Polari.
A declaração foi feita durante reunião com o Comando Local de Greve (CLG), na tarde desta segunda-feira (21/5). Os professores sugeriram ao reitor pautar um debate sobre o movimento na próxima reunião do Conselho Universitário (Consuni). Ficou combinado, ainda, que o CLG irá apresenta uma nota de apoio à greve no plenário do Consuni. A próxima reunião ordinária do Conselho Universitário está prevista para o dia 29.
Na análise do reitor, a greve é legal e reivindica demandas de longa data, que já deveriam ter merecido um posicionamento do governo. Ele afirma que o movimento está forte e lembra que, em pouco tempo, muitas universidades aderiram. De acordo com o último levantamento do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), 40 universidades já estão paradas.
           Segundo Polari, os reitores da Andifes previam que a greve iria acontecer e alertaram ao      governo para isso. “O aumento [de 4%, acordado em 2011 e só aplicado agora em maio] demorou muito para sair e, se não fosse o movimento, talvez não tivesse saído”, avalia.
Nesta terça-feira (22/5), o Comando de Greve realiza uma nova reunião, às 14h30. Os professores vão tratar, entre outros pontos, das reuniões agendadas nos centros para a mobilização dos professores e da programação cultural a ser 
         Fonte: Ascom ADUFPB  

Nenhum comentário: