Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

segunda-feira, maio 14, 2012

Resultados da pesquisa de opinião de intenção de voto para reitoria da UFPel


Com o objetivo de identificar a opinião da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas sobre a disputa estabelecida pela consulta à comunidade para a escolha do Reitor para o período de 2013-2012016. O Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (Neppu) UFPel, entrevistou docentes, servidores técnico-administrativos e alunos com direito a participar da consulta à comunidade. Essa comunidade é composta por 1.222 docentes, 1.179 servidores técnico-administrativos e aproximadamente 23.000 alunos.

Foi utilizada a metodologia quantitativa com aplicação de survey composto por questões fechadas e abertas, cuja análise foi realizada no Statistical Package form the Social Sciences (SPSS).

A amostra é extensiva não probabilística por cotas com 600 indivíduos, representantes proporcionalmente dos três segmentos que compõe o universo assim distribuídos: 29 docentes, 28 servidores técnico-administrativos e 543 alunos.

Essa opção metodológica permite um intervalo de confiança de 95 % e um erro amostral de 3,5 % para mais ou para menos.     

O survey foi aplicado em quatro conglomerados: Campi Porto, Ciências Sociais e Capão do Leão, além do Restaurante Escola do Centro de Pelotas.

Os integrantes da amostra foram escolhidos aleatoriamente pelo acesso (encontro) nos respectivos conglomerados.

O período de aplicação foram os dias 7e8 de maio de 2012. E a amostra envolve 670 entrevistados (604 estudantes, 36 professores e 30 funcionários técnico-administrativos).

Em primeiro lugar, está a chapa A UFPel que você quer composta por Manoel Luiz Brenner de Moraes e Márcia Bueno Pinto, com 17,23%, seguida por Paulo Bretanha Ribeiro e Fábio Vergara Cerqueira, integrantes da chapa A UFPel pode mais: ciência, cultura e cidadania com 16,9% das intenções de voto.

A chapa Reconstrução, composta por Mauro Augusto Del Pino e Carlos Mauch, ficou em 3° lugar, com 14,10% das intenções de voto, seguida por Odir Dellagostin e Alexandre Carriconde (Juntos pela UFPel), com 12,43%, Luciane Kantorski e Margarida Raffi (Universidade viva), com 9,16% e Eliane Povoas e Miguel de Oliveira (UFPel plural e participativa), com 1,36%. Os indecisos somam 28,82% dos entrevistados. 

O coordenador do Neppu, Hemerson Pase, esclarece que a média utilizada para o cálculo dos resultado não foi a aritmética e sim a ponderada, já que cada universo (estudantes, professores e técnicos-administrativos) deve corresponder a 33,3% do resultado final da pesquisa. 

FONTE: NEPPU - UFPel / Diário Popular


Nenhum comentário: