Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sexta-feira, outubro 05, 2012

Sem esperança de absolvição, José Dirceu encara ‘o pior cenário’


Ex-ministro reafirma inocência em blog, apesar de pessimista


Sem esperanças de ser inocentado do crime de corrupção ativa pelo plenário do Supremo, de acordo com interlocutores, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu acompanhou nesta quinta-feira a sessão recluso em sua casa, em um condomínio fechado de Vinhedo, no interior de São Paulo. O petista ouviu de seus advogados que se concretizou o pior cenário em relação ao seu caso, com três votos pedindo sua condenação e ainda quatro sinalizações de ministros que tendem a acompanhar a acusação (Celso de Melo, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Ayres Britto).

Apesar do pessimismo, o ex-ministro manteve nesta quinta-feira a defesa de sua inocência em seu blog. Destacou cedo comentários de especialistas cujo conteúdo questionava as circunstâncias nas quais um superior hierárquico deve responder por crimes executados por seus subordinados. Foi uma referência velada a Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT que assumiu para si em depoimentos a responsabilidade pelos negócios fraudulentos com Marcos Valério e suas empresas. Já no plenário do STF, de acordo com a agência Reuters, o advogado de Dirceu, José Luis de Oliveira e Lima, recebeu uma mensagem do ex-ministro em que disse: “Dou a mão à palmatória, mas vamos hoje para o mérito”, em trecho do começo da mensagem.

Mulher defende voto de Lewandowski

Por meio da conta no twitter, a mulher de Dirceu, Evanise Santos, o defendeu de forma mais veemente, elogiando o voto de Ricardo Lewandowski pela absolvição e criticando Rosa Weber, Luiz Fux e também o ex-deputado Roberto Jefferson, cujo depoimento foi objeto de discussão entre os ministros. Enquanto Lewandowski destacava o contexto da inimizade entre Jefferson e Dirceu como elemento suficiente para desacreditar o seu depoimento, os outros magistrados consideraram o testemunho um dos elementos probatórios para condenação do petista.

“Vale a palavra de um condenado, mas de outro não”, escreveu Evanise.

Ao citar o fato de Weber embargar a voz durante a leitura do voto, a namorada do petista comentou: “No fundo, não tem convicção do voto que está dando. Sabe que está cometendo uma injustiça”. “Como as pessoas mudam de opinião rápido (sic)”, comentou ela, quando o ministro Luiz Fux encerrava o seu voto.

Evanise publicou ainda elogio a Lewandowski pelo seu voto de absolvição, segundo ele, “encarando boa parte do plenário com coragem e altivez, e ainda alertando para os precedentes perigosos”. Em nome de Dirceu, agradeceu pelas mensagens de apoio.

— Isso nos dá força para enfrentar a batalha — escreveu.

Nesta quinta-feira, o escritor Fernando Morais escreveu a Dirceu pedindo cópia do voto. Recebeu resposta de que, assim que a tiver disponível, Dirceu a enviará. O ex-ministro ainda decide se participa, terça-feira, de reunião do Diretório Nacional do PT, em São Paulo, da qual faz parte.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: