Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, outubro 21, 2014

Cinco fatores que levaram o Brasil à Série C









Manutenção e aglutinação do elenco, jogadores decisivos e o técnico Rogério Zimmermann foram apontados pela equipe do Diário Popular como pontos importantes no acesso. 

Nena cresceu durante o campeonato e se tornou o artilheiro Xavante jogadores decisivos como o goleiro Eduardo Martini foram essenciais na campanha .  Com 29 meses de trabalho, Rogério Zimmermann é apontado como peça fundamental do acesso.  Torcedor Xavante acompanhou todos os jogos da competição A equipe de Esportes do Diário Popular elencou cinco fatores que levaram o rubro-negro ao acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.

Confira:

Manutenção do elenco
Nesta segunda-feira (20), Rogério Zimmermann completou exatos 29 meses à frente do Brasil. A partir de então, o técnico trouxe jogadores de confiança com os quais já havia trabalhado e adotou a filosofia de planejar suas ações como se fosse ficar por dez anos no clube. Mas o comandante rubro-negro não é o grande exemplo neste aspecto. Quando o assunto é manutenção de elenco, o polivalente Wender e o atacante Alex Amado são os dois melhores casos para exemplificar a continuidade: ambos foram anunciados no clube ainda em 2011.

Aglutinação
A capacidade do atual grupo em se fechar em torno de um único objetivo é um dos fatores mais impressionantes na caminhada até o acesso à Série C. O discurso uníssono de jogadores e comissão técnica, muitas vezes considerado chato pelo tom pouco revelador, mostraram que no vestiário rubro-negro poucos podem entrar. Nada pode sair. Assim, com um incrível poder de aglutinação, o elenco superou dificuldades dentro e fora de campo, superando salários atrasados e adversários com poderosas folhas salariais.

Jogadores decisivos
Ao perder Luiz Müller, o Brasil poderia ter perdido um líder, além de um bom goleiro. Trouxe, em contrapartida, um camisa 1 experiente e acostumado com decisões. Superando até um momento de raiva do torcedor, contra o Maringá, quando acabou vaiado pelos próprios xavantes, Eduardo Martini sobriamente mostrou o porquê foi escolhido para o posto. Com defesas decisivas e defendendo pênaltis na decisão, cravou seu nome na história do clube. Martini, porém, é só um exemplo. Os gols decisivos de Cirilo e Nena e as cobranças de falta de Rafael Forster também são dignas de registro histórico.

Torcida
Os torcedores podem até não ganhar jogo. Podem até cometer injustiças, como cometeram com Eduardo Martini. Mas a presença dos rubro-negros em todos os jogos do clube na Série D, dentro e fora de Pelotas, passaram aos jogadores a sensação de que nunca estariam sozinhos. Não por acaso, aliás, atletas como Leandro Leite já declararam ter ficado no clube por conta dos torcedores.

Rogério Zimmermann

Ídolo da torcida desde 2004, quando colocou o clube na elite do Gauchão, Zimmermann retornou com um Brasil em crise em 2012. Aconselhando dirigentes, quando solicitado, e construindo um grupo que confiava na sua palavra, levou o Brasil ao título do Interior no Gauchão e deu ao clube um calendário completo em 2015: com Estadual, Copa do Brasil e Série C. Ganhou tanto crédito no clube que já há algum tempo que se sente à vontade até mesmo para cobrar salários atrasados em entrevistas às rádios.

Quando cada titular chegou ao Brasil

Eduardo Martini - maio de 2014
Wender - novembro de 2011
Fernando Cardozo - janeiro de 2013
Cirilo - julho de 2012
Rafael Forster - março de 2013
Leandro Leite - abril de 2012
Washington - junho de 2012
Márcio Hahn - abril de 2013
Alex Amado - novembro de 2011
Felipe Garcia - abril de 2014
Nena - janeiro de 2014

Nenhum comentário: