Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

segunda-feira, outubro 27, 2014

O exemplo da gênia Serena Williams para seus filhos













Você que joga tênis e um dia joga muito e no dia seguinte não joga nada volta para casa desolado?

Você que tem um filho tenista que ontem ganhou de um cara muito bom e hoje perdeu de um muito abaixo do seu nível se descabela e liga para o treinador dele desesperado?

Calma....


No WTA Finals, Serena Williams vem mostrando o que realmente é jogar um esporte como o tênis. Um dia, ela ganha da Ana Ivanovic sem problemas; no outro, perde por 6/0 e 6/2 da Simona Halep e sai com vergonha da quadra. No dia seguinte, ganha por 6/1 e 6/1 da Eugenie Bouchard. Dá para entender?

Venho dizendo nos meus posts, nas minhas "Dicas do Fino" no meu face e aos pais e amantes de tênis que me encontram que o nosso esporte não é uma conta exata. Ao ser um esporte individual e que mexe tanto com a cabecinha do jogador, essas coisas acontecem.

Podemos acreditar que o que aconteceu com a Serena é uma fatalidade ou fazer como ela fez. Entrou no quarto, conversou longamente com seu treinador e entendeu os motivos da derrota vergonhosa. Saiu do quarto entendendo que essas coisas acontecem, mas que não podem acontecer. Saiu com as respostas para o jogo seguinte e com a motivação em alta para ganhar e se classificar.

A grande diferença dos gênios da raquete, como a Serena, para os tenistas normais são inúmeras. A primeira é a capacidade de entender seus erros e já no próximo jogo conseguir as mudanças. Outra característica é ter muitas armas e poder mudar a maneira de jogar. Mas a mais importante e relevante é o quanto o gênio/gênia acredita no seu jogo e na sua carreira. Isso faz muita diferença.

Entender que podemos ter um dia ruim é importante, mas o que temos mesmo que fazer é acreditar na nossa tática e entrar em quadra disposto a apagar o passado ruim.

Você que tem um filho que oscila nos resultados e desempenho não enlouqueça a cabeça dele, saiba que é normal e que ele está em formação. Ajude o menino ou menina a entender os motivos, isso vale muito mais que uma bronca ou uma cara feia. Saiba que não é tão simples assim.


O que mais temos que pesar é o quanto ele se esforçou e não aceitou essa realidade. Ver seu filho aceitando derrota e sem luta merece uma bronca. Ver seu filho lutando, tentando alternativas e não conseguindo merece os parabéns.

FONTE: FERNANDO MELIGENI


Nenhum comentário: