Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quarta-feira, agosto 18, 2010

França: Dia D para a expulsão de 700 ciganos



Um avião decola da França neste quinta-feira para iniciar o plano de repratiamento de cidadãos de etnia cigana proposto pelo governo, até o fim de setembro estão previstos mais dois voos. Partidos de esquerda e vários deputados de direita acusam o governo de Sarkozy de promover um "racismo de Estado", classificando a atual política de "chocante" e "vergonhosa".


Para iniciar o plano de repratiamento de cidadãos de etnia cigana, de origem romena e búlgara, decola nesta quinta-feira um primeiro avião, segundo anunciou o Ministro do Interior francês, Brice Hortefeux. Até o fim de setembro estão previstos mais dois voos, totalizando a expulsão de 700 pessoas do território francês.

Estas expulsões fazem parte de um plano, iniciado no passado mês de julho, através do qual foram já desmantelados 51 acampamentos de comunidades ciganas em França. Os casos de desmantelamentos de acampamentos ocorridos em Saint-Denis, ou em Montreuil, na periferia de Paris, de onde foram expulsas 185 pessoas, algumas das quais já nascidas em França, espelham bem as pressões xenófobas a que estas comunidades estão sujeitas por parte do governo francês, o que levou já várias associações de defesa dos Direitos Humanos a repudiarem este tipo de ação.

Com efeito, estas expulsões levaram já a reações por parte dos governos da Romênia e da Bulgária tendo o Ministro dos Negócios Estrangeiros romeno, antigo embaixador da Romênia em Paris, alertado para “reações xenófobas”.

Também a Comissão Europeia reagiu a estas expulsões na voz da comissária europeia da Justiça e Direitos Fundamentais, Viviane Reding, que referiu que [a França] “deve respeitar as regras sobre a liberdade de circulação e a liberdade de organização” dos cidadãos europeus. Ainda outro porta-voz da Comissão, Matthew Newman, indicou que esta segue “muito atentamente” toda a situação.

Este pacote de medidas repressivas, que inclui ainda mais vigilância, surge na sequência dos motins entre a população cigana em Saint-Aignan, após uma intervenção policial que causou a morte a tiro de um membro da comunidade.

Na França, os partidos de esquerda, sobretudo, mas também vários deputados de direita, acusam o governo de Sarkozy de estar a promover um "racismo de Estado", classificando a atual política de "chocante" e "vergonhosa".
FONTE: REVISTA FÓRUM

Nenhum comentário: