Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sexta-feira, agosto 13, 2010

Vestibular 2011: UFRJ decide usar o Sisu e aprova cotas sociais

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) adotará ações afirmativas, para facilitar o ingresso de estudantes de baixa renda familiar e do sistema público de ensino, em seu vestibular 2011.

A proposta, que foi aprovada na reunião do Conselho Universitário (Consuni) desta quinta-feira (12) prevê ainda a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com 50% das vagas. A outra metade será oferecida pelo vestibular tradicional, sendo as duas fases discursivas.

No entanto, ainda não foi definido qual a porcentagem de vagas destinada ao Sisu será reservada para estudantes de baixa renda e do sistema público de ensino. No dia 19 deste mês, o Consuni fará uma reunião extraordinária para definir todas as regras de acesso.

A proposta da Reitoria é que das vagas oferecidas pelo Sisu 20% sejam destinadas para cotas sociais. Assim, 10% do total de vagas oferecidas no vestibular da instituição ficariam reservadas para o sistema de ações afirmativas.

O reitor Aloísio Teixeira enfatizou que a proposta discutida será adota, em 2011, em caráter experimental. Podendo ser debatida e modificada. Para Aloísio Teixeira mesmo que a universidade como um todo tenha um percentual total superior a 10% de estudantes dentro do perfil de cotas sociais, isso não se dá em cursos como medicina e direito, nos quais a adoção desse percentual já seria uma medida claramente democratizante.

De acordo com a Reitoria, não será cobrada taxa de inscrição para concorrer em qualquer uma das modalidades, mas o candidato deve estar inscrito para o Enem 2010.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: