Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, fevereiro 08, 2011

Historiador e carnavalesca recorrem a curiosidades históricas para tornar enredo sobre cabelos da Vila menos árido

Pesquisa árdua, muita criatividade e perspicácia para amarrar como tranças o argumento do enredo "Mitos e histórias entrelaçadas pelos fios de cabelo". O tema da Vila Isabel, patrocinado por uma empresa de cosméticos, de tão árido tornou-se interessante nas mãos exigentes dos autores, a carnavalesca Rosa Magalhães e o historiador Alex Varela (na foto). Quem espera assistir apenas à passagem de histórias conhecidas como a de Sansão e Rapunzel pela Avenida vai se surpreender com as "mechas" históricas que a dupla aplicará ao desfile.

Na abertura, a escola apresentará figuras das mitologias grega, indiana e chinesa tidas como divindades associadas ao cabelo.

— Na China, existe uma lenda de que os cabelos expostos ao redor da cabeça representam o sol ou simbolizam o deus T'Ang. Ele ofereceu seus cabelos em sacriício pelo povo chinês — explica Alex.

O enredo da Vila Isabel ainda reserva lugar para a crítica sutil, uma característica de Rosa Magalhães, no quarto setor do desfile, que fala das perucas.

— Mostraremos a corte francesa dos dois Luíses (Luís XIV, o Rei Sol, e Luís XVI), com suas perucas exageradas e cheias de desenhos, todas empoadas de farinha, enquanto o povo mal tinha o que comer — revela o historiador, que também acumula a função de diretor de destaques e composições na escola.

Um tripé reproduzindo o povoado inglês que serve de cenário à lenda de Lady Godiva trará a modelo Janaína Guerra sobre um cavalo, com apliques no cabelo, que cobrirá seu corpo.

— Ela não virá nua — avisa Alex Varela.

FONTE:EXTRA.COM

Nenhum comentário: