Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, fevereiro 21, 2012

Unidos de Vila Isabel leva o prêmio Estandarte de Ouro 2012


Depois de duas noites de encantamento e de muita atenção aos desfiles, os 10 jurados do Estandarte de Ouro se reuniram na manhã desta terça-feira para definir os vencedores do prêmio, criado pelos jornalistas do GLOBO há 40 anos. 

A Unidos de Vila Isabel venceu na categoria melhor escola de samba do carnaval 2012, com o enredo “Você Semba Lá... Que Eu Sambo Cá. O Canto Livre de Angola!”. A escola de Martinho da Vila também levou os Estandartes de Ouro de melhor mestre-sala e melhor porta-bandeira, com o casal Julinho e Rute, melhor enredo e melhor ala das baianas. A carnavalesca Rosa Magalhães, que comandou pela segunda vez o desfile da Vila, foi escolhida como personalidade do carnaval de 2012.

A Império Serrano abocanhou duas premiações: melhor escola e melhor samba-enredo do Grupo de Acesso, composto por Arlindo Cruz, Arlindo Neto e Tico do Império, em homenagem a Dona Ivone Lara.

Nova “Kizomba”

Última escola a se apresentar na primeira noite de desfiles, a Vila Isabel iluminou a avenida com carros belíssimos e em tom dourado, que deu um brilho extra ao nascer do dia. Em sua primeira incursão pelo tema África, a carnavalesca Rosa Magalhães conseguiu mostrar até um navio negreiro de forma leve, colorida e diferente. Empolgado com a performance da comissão de frente - que reproduzia o deslocamento de animais e homens na savana africana -, o público do setor um saudou a escola com gritos de “é tricampeã”.

Segundo Rosa, em entrevista ao “RJ TV”, os ingredientes que levaram à conquista do Estandarte foram “uma certa identidade com a história e a vibração do pessoal da Vila Isabel.”

Além da beleza, encantou também a criatividade da escola. A porta-bandeira, Rute Alves, por exemplo, carregava nas costas um boneco fazendo as vezes de um bebê. E no setor um, as alas das girafas e dos pássaros, compostas de armações leves sobre os ombros dos integrantes, se destacavam.

Portela levou cinco prêmios

A Portela levou cinco Estandartes de Ouro: melhor samba-enredo, com “... E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual”, de Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo; melhor intérprete, com o puxador Gilsinho; melhor passista feminino, com Nilce Fran, e melhor passista masculino, com Walcir Pelé. A Tabajara do Samba também garantiu o Estandarte de Ouro de bateria para a azul e branco de Madureira.

Em entrevista ao “RJ TV”, Gilsinho disse estar confiante com o desempenho da escola na apuração de quarta-feira.

- Foi muito carinho, muito empenho nosso, do carro de som - disse.

Já a União da Ilha venceu na categoria melhor Comissão de Frente. O prêmio de revelação 2012 foi para Mestre Noca, da Imperatriz Leopoldinense. A vencedora na categoria Melhor Ala foi para a Unidos da Tijuca - onde a ala da comunidade desfilou fantasiada de bonecos de barro.

Sergio Lobato, da comissão de frente da Ilha, lembrou da química entre a comissão de frente, público e júri.

-O que deu certo foi a alegria e a irreverência, a harmonia entre a evolução na avenida e o júri - disse ao “RJ TV”.

O júri do Estandarte homenageou Oscar Niemeyer com o prêmio especial do carnaval, o quarto desde a criação do Estandarte em 40 anos. Segundo o Estandarte, o prêmio é um agradecimento ao projeto do Sambódromo, por sua importância para o carnaval. Além de Niemeyer, ganharam esse prêmio o sambista Silas de Oliveira e os carnavalescos Fernando Pinto e Joaosinho Trinta.

Oscar do carnaval

Considerado o "Oscar do carnaval carioca", o Estandarte de Ouro foi criado em 1972 . De lá para cá, distribuiu 622 troféus às mais diversas agremiações. Atualmente, são 16 as categorias agraciadas. O júri desde ano é formado por Adelzon Alves, Aloy Jupiara, Argeu Affonso, Dorina, Felipe Ferreira, Haroldo Costa, Luís Filipe de Lima, Lygia Santos, Marcelo de Mello, Carlinhos de Jesus e Isabela Capeto.

Conheça os vencedores do Estandarte de Ouro 2012:

Melhor Escola: Unidos da Vila Isabel
Melhor Mestre-Sala: Julinho, da Vila Isabel
Melhor Porta-Bandeira: Rute, da Vila Isabel
Melhor Enredo: Vila Isabel
Melhor Ala das Baianas: Vila Isabel
Personalidade: Rosa Magalhães, da Vila Isabel
Melhor Samba-Enredo: Portela
Melhor Intérprete: Gilsinho, da Portela
Melhor Bateria: Portela
Melhor Passista Masculino: Walcir Pelé, da Portela
Melhor Passista Feminino: Nilce Fran, da Portela
Melhor Comissão de Frente: União da Ilha
Melhor Ala: Ala da Comunidade, da Unidos da Tijuca
Revelação: Mestre Noca, da Imperatriz Leopoldinense
Melhor Escola do Grupo de Acesso: Império Serrano
Melhor Samba do Grupo de Acesso: Império Serrano

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: