Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

domingo, fevereiro 26, 2012

XAVABANDA CAMPEÃ do CARNAVAL DOS 200ANOS















Gritos, choro, abraços emocionados marcaram a comemoração, nas arquibancadas, da Banda Xavabanda, que conquistou, na manhã deste domingo (26), o título máximo de sua categoria. Foram avaliados os seguintes quesitos: bateria, harmonia musical, conjunto visual, animação, evolução e alegorias e adereços. Divulgado o resultado oficial das Bandas Carnavalescas do Carnaval 2012, Xavabanda é a atual campeã, tirando nota 10 em todos os quesitos, com exceção de harmonia (9,9). A banda conquistou 119,9 pontos, emocionando, assim, toda a torcida que esteve na Passarela do Samba para prestigiar a apuração.

Concorrendo pela segunda vez no Carnaval de Pelotas, o presidente da Xavabanda, Fagner Feijó, se emociona com o prêmio: “Somos os campeões dos 200 anos de Pelotas, e isso ninguém vai nos tirar. Trabalhamos muito por isso. Fomos superação, enfrentamos dificuldades e conseguimos vencer com o apoio de todo o conjunto. Colocamos toda nossa emoção na passarela e com certeza foi isso que nos tornou campeões”, disse.

A Xavabanda passou por algumas dificuldades, em função da mudança da data do desfile, pois sua harmonia já estava compromissada na nova data, mas depois de muitos ajustes conseguiram manter a harmonia e superar os obstáculos. “A festa começa hoje, mas com certeza se estenderá durante todo ano”, completa Feijó.

Zumbis, bruxas, fadas e outros seres que remetem ao misticismo foram as armas da Banda Carnavalesca Xavabanda para conquistar o título máximo do carnaval Pelotense.

Durante o desfile o público foi ao delírio ao ver parte da Banda ser coberta por uma bandeira, nas cores preto, branco e vermelho, medindo pelo menos 100 metros de cumprimento. A bandeira já é tradicional e participou de vários outros desfiles da entidade, conferindo um visual diferenciado e evidenciando o amor dos 1700 componentes pelo Grêmio Esportivo Brasil, que deu origem à banda. Na bandeira está estampado o logotipo da entidade nas cores oficiais.

A Comissão de Frente trouxe como coreografia “thriller” do cantor Michel Jackson. Já na Comissão de Frente, a comunidade pode apreciar o poder e a força dos zumbis que trouxeram muitas surpresas no decorrer da apresentação. A Comissão de Frente composta por 12 pessoas que ensaiaram a performance durante os últimos três meses que antecederam a folia. “Viemos preparados para a vitória, pois este é o trabalho de um ano inteiro, em que esperamos, ansiosamente por este momento”, conta a fada Pâmela Farias. A Comissão de Frente foi coreografada por Paulo Renato Monteiro.

Vampiros deram um tom especial para as fantasias do casal de mestre-sala e porta-bandeira da Xavabanda, respectivamente, Renata Silva da Silva, a Nana, e Clenilson Lemos. Talento para a dupla não falta, pois o mestre-sala foi agraciado, no ano passado, com o troféu Estandarte de Ouro por sua participação em uma escola de samba do grupo especial. Renata, que desfila totalmente caracterizada como vampira é a porta-bandeira da entidade há dois anos, e conta que nesse período aprendeu muito com sua participação na banda. “Estou muito feliz, é uma emoção indescritível estar aqui, representando a galera xavante. É meu orgulho”, finaliza.

A dispersão da passarela do Samba foi invadida por uma multidão vermelho e preta, chegava o fim do desfile da Banda carnavalesca Xavabanda. A banda trouxe para avenida 1380 componentes e 150 ritmistas, um carro alegórico de 8 metros de largura e 100 de comprimento.

         O resultado oficial da categoria Bandas carnavalescas ficou assim:


1º lugar – Xavabanda



2º lugar – Kibandaço



3º lugar – Entre a Cruz e a Espada;



As bandas Entre a Cruz e a Espada e Kibandaço obtiveram o mesmo somatório de pontos (118,1), porém, conforme regulamento, o desempate se dá por meio do cálculo da entidade que obteve o maior número de notas 10.

FONTE: COM INFORMAÇÕES SECOM

Nenhum comentário: