Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, abril 10, 2012

Fasubra realiza XXI Congresso, de 10 a 15 de abril, em Poços de Caldas Minas Gerais

Representantes de 170 mil trabalhadores debaterão valorização dos serviços públicos

Poços de Caldas (MG) sediará XXI Congresso da Federação de Sindicatos de Trabalhadores  Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil -CONFASUBRA – que acontecerá entre os dias 10 e 15 de maio de 2012.

Este ano o tema Trabalhadores das IES na Luta em Defesa e Valorização dos Serviços Públicos e dos Movimentos Sociais será debatido por aproximadamente 1100 delegados reunidos no Hotel Golden Park.

Instância máxima de deliberação da Federação, o XXI CONFASUBRA terá o tema central desenvolvidos em mesas de interesse e grupos de trabalho nos quais serão analisadas a conjuntura política e econômica nacional e internacional, seguridade social (previdência), organização e estrutura sindical, questões de gênero, raça e etnia, saúde do trabalhador, relações do trabalho, meio ambiente, comunicação, formação e esporte, Ebserh, Plano Nacional de Educação e negociação coletiva.

O Congresso também tratará de temas específicos em relação à organização da Federação, pois os delegados elegerão a Direção Nacional da Fasubra que irá atuar à frente das lutas dos 170 mil trabalhadores técnico-administrativos das universidades brasileiras pelo biênio2012/2014.

Uma das metas da atual Direção Nacional da Fasubra para este congresso é que ele resulte na formulação do Plano de Lutas da categoria, que traçará os eixos das futuras campanhas salariais.

Atuação conjunta - A Fasubra  participa, juntamente com outras 31 entidades sindicais, do Fórum Nacional de Servidores Públicos Federais (FSPs) que discute a pauta de reivindicações unificada do funcionalismo frente ao Governo Federal, mas as resoluções a serem levantadas no XXI Confasubra devem influir na discussão sobre a pauta específica dos trabalhadores das Instituições de Ensino Superior.

Pauta salarial específica – Atualmente, a Federação administra dos interesses dos trabalhadores técnico-administrativos em educação de 46 sindicatos filiados, que se encontram em plena campanha pela elevação do piso salarial para três salários mínimos.

Hoje, quem presta concurso para cargo administrativo nas instituições federais de ensino superior inicia a carreira com vencimento básico de R$ 1.034,59. Este tem sido um dos motivos que leva os concursados a utilizarem as universidades como trampolim para cargos mais altos da Administração Pública.

Como o Governo Federal já disse não dispor de recursos no orçamento deste ano para atender as reivindicações tanto do fórum quanto da Fasubra, os FSPs já sinalizou com paralisação de 24 horas no próximo dia 25/04, caso não haja reposição inflacionária das perdas salariais, calculadas em 22,8% pelo Dieese. O posicionamento dos técnico-administrativos acerca da adesão à greve vai ser tirado no XXI Congresso.

Em 2011 a categoria implementou uma greve de 120 dias, que não surtiu efeito financeiro nos salários por conta da intransigência do governo que não incluiu no orçamento daquele ano recursos para elevação do vencimento básico.

Convidados – As mesas de interesse bem como a abertura do evento contarão com nomes de referência do cenário político nacional, tais como sociólogo Plínio de Arruda Sampaio, o presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, Wagner Gomes; a deputada federal pelo PT, Érica Kokay, e o deputado pelo PSol, Ivan Valente.

Organizações internacionais – Representações dos técnico-administrativos em educadores de outros países também participarão como observadores do XXI Confasubra. São esperados, por exemplo, o presidente da Confederação de Educadores Americanos, Fernando Rodal; o Coordenador da Confederação de Trabalhadores das Universidades da América, Fabian Colart, e o Secretário Regional InterAméricas, Jocélio Drummond, que já confirmaram presença ao evento.

Centrais Sindicais – Também são esperados no evento, o comparecimento dos representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da CSP-Conlutas e da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).

_____________________________________________________________________
PROGRAMAÇÃO DO XXI CONFASUBRA

Poços de Caldas/MG, 10 a 15/04/2012

10 de abril (terça-feira)

8h – Credenciamento
9h – Abertura 10h – Regimento do XXICONFASUBRA e Aprovação do Estatuto da FASUBRA 11h – Apresentação de TESES
13h00min às 14h30min – Almoço
15h – Conjuntura Nacional e Internacional
19h – Jantar
21h – Seguridade Social: Previdência, Aposentados e Saúde do Trabalhador

11 de abril (quarta-feira)

9h – Educação
11h – Organização e Estrutura Sindical
12h – Encerramento do Credenciamento e Início do Credenciamento dos Suplentes
13h às 15h – Almoço
Mesas de Interesse
15h às 17h – Mulher,LGBT, Raça, Juventude
18h – Encerramento do Credenciamento dos Suplentes
19h – Jantar
21h – Relações de Trabalho

12 de abril (quinta-feira)

Mesas de Interesse
9h -
Meio Ambiente
Comunicação
Formação
 Esporte
11h30min às 13h – Almoço
13h30min às 19h – Grupos
19h30 – Jantar 10

13 de abril (sexta-feira)
 Mesas de Interesse
09 – horas
 EBSERH
 PNE
 Negociação Coletiva 
11h30minàs 13h – Almoço
13h30min– Tarde Livre
17hàs 19h – Reunião dos Coletivos

14 de abril (sábado)
9h– Plenária Final e Plano de Lutas
18h– Regimento Eleitoral
19h às 22h- Inscrição de Chapas

15 de abril (domingo)

9hàs 11h – Eleição
12hàs 14h – Apuração dos votos
15h- Posse nova Diretoria (Biênio 2012/2014)
16h –Confraternização

FONTE: CSP-CONLUTAS

Nenhum comentário: