Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

segunda-feira, abril 23, 2012

FENET completa um ano de Luta em defesa da educação!


Hoje a FENET completa um ano desde a sua fundação, no dia 23 de abril de 2011!

Após três dias de intensos debates durante o Encontro Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas, os estudantes resolveram por fundar a que se tornou uma das maiores entidades estudantis do Brasil, a Federação Nacional dos Estudantes no Ensino Técnico - FENET - e eleger como seu patrono José Montenegro de Lima, ex estudante da Escola Técnica do Ceará (hoje IFCE).

Com um dia de existência a FENET parou a cidade do Rio de Janeiro com uma manifestação com mais de 500 estudantes, organizou uma solenidade em defesa das crianças mortas em Realengo, com menos de um mês de existência a FENET já havia organizado uma Jornada Nacional de Lutas que paralizou diversos Institutos Federais, CEFET's, Escolas Normais (técnico de magistério), Escolas Técnicas Estaduais de diversos estados, ocupou dezenas de Secretarias de Educação e Câmaras de Vereador Brasil à fora, organziou também dezenas de ocupações em reitoria, ocupação de restaurantes estudantis (exigindo a diminuição do valor da refeição), manifestação de rua e etc.

Não só a mobilização nas ruas a FENET construiu, com menos de 30 dias de existência, ela conseguiu uma audiência com ministro da educação e onde foi entregue uma carta de reivindicação, onde pautou a necessidade do investimento na educação, a construção de novos Institutos Federais, de ampliação do Plano Nacional de Assistência Estudantil. (Confira a carta: http://fenetbrasil.blogspot.com.br/p/carta-oficial-da-fenet.html)
Rapidamente a FENET já estava conhecida em vários cantos do Brasil; seus diretores, colaboradores e entidades que constróem a FENET, não mediram esforços em fortalecer a entidade, em construir plenárias, debates, manifestações de ruas e até uma greve de estudantes no ABC de São Paulo junto da ARES-ABC; criou e fortaleceu grêmios estudantis nesse um ano de luta.

Participou do Encontro de Mulheres, Conselho Nacional de Entidades Gerais e Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, onde sempre se posicionou a favor dos estudantes junto com a tese de oposição, REBELE-SE na UBES.

Iniciou a luta contra o fim dos Jogos das Instituições Federais e denunciou que os jogos estavam sendo cortados por falta de verba, porém existia dinheiro indo para o pagamento da dívida pública.

Foi convidada para participar de centenas de debates e seminários, inclusive foi fundadora, junto com outras entidades, do Instituto de Pesquisa em Educação - MG. Foi à Brasília participar da audiência pública sobre o PRONATEC, onde se posicionou contrariamente esse programa que privatiza a educação (Entenda mais sobre o Pronatec  http://fenetbrasil.blogspot.com.br/2011/12/nota-oficial-da-fenet-sobre-o-pronatec.html)   e ainda após tanto denunciar a precarização e desvio de verba da educação, retirou da mesa o ex secretário de educação do Maranhão, dep. Gastão (PMDB). Acampou em frente à Secretaria de Educação no Rio de Janeiro junto e em apoio a greve dos professores; foi até Pinheirinho se solidarizar aos moradores e mostrar que enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito; construiu junto da UESB (União dos Estudantes Secundaristas de Belém)  a Federação dos Estudantes Paraenses do Ensino Técnico -FEPET- que hoje organiza diversas lutas em todo o Pará.

O ano de 2011 foi marcado por dezenas de greves e na maior greve da história da educação, organizada pelo SINASEFE, a FENET esteve presente, tendo seus diretores e colaboradores membros das comissões locais de greve; pelo reconhecimento criado durante a greve e as conquistas obtidas pela FENET, a mesma foi convidada para participar do 26° Congresso do SINASEFE, onde compôs a mesa de abertura e hoje compõe a organização do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT).


A FENET foi até o Uruguai participar da reunião da OCLAE (Organização Continental Latinoamericana e Caribenha dos Estudantes) e foi reconhecida por diversas entidades de toda a América Latina. A luta internacional não parou, chegou até a Argentina divulgou o II FMEPT. Construiu a Convenção de Solidariedade à Cuba, onde defendeu a ilha que sofre com o embargo econômico dos EUA, deixando claro que enquanto houver capitalismo a educação não é prioridade.

No começo do ano de 2012 a FENET começou parando as ruas do Piaui e do Brasil inteiro contra o aumento das passagens e exigindo o passe-livre para os estudantes de escolas técnicas! 

Agora está construindo o 2º ENET que acontecerá na cidade de Petrolina - Pernambuco, ao lado do rio São Francisco, entre os dias 7 e 9 de junho.

Venha construir maior entidade de escolas técnicas do Brasil!

FONTE: FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES EM ENSINO TÉCNICO - FENET

Nenhum comentário: