Em evento organizado pela Associação Cresce Xavante foi comemorado com um almoço no CTG Coronel Thomaz Luiz Osório a passagem dos 99 anos de fundação do Grêmio Esportivo Brasil. Esta promoção marcou a abertura oficial das festividades dos 100 anos do clube da baixada.
Dentre as homenagens e apresentações artísticas as mais de mil pessoas presentes assistiram a apresentação da justificativa da escolha do tema enredo da Escola de Samba General Telles e depois um show com a bateria, baianas e destaques da escola. Reproduzimos abaixo a integra do texto justificativa apresentado no evento.
A Princesa do Sul: suas marcas, amores e paixões
Fco. Vitória
Um século atrás, esta cidade, a “Princesa do Sul” já se preparava para comemorar seus primeiros cem anos. Transitávamos, podemos dizer “do sal ao doce”. A cidade passava por uma mudança profunda a força da industrialização se fazia sentir, industrializávamos alimentos, mas também, imagine cerveja, éramos pólo produtor. Consequência da força deste processo a Princesa se moderniza se urbaniza.
O espaço urbano recortado tal qual um tabuleiro vê crescer as atividades demandadas pelo crescimento econômico, o comércio e o setor educacional; prédios e espaços públicos recebem maior atenção e por estes a vida circula, as pessoas se cruzam, as histórias surgem e se fazem marcas, algumas chegaram a ser amadas, mas, talvez existam agora apenas na memória de alguns de nós. Outras já surgiram embaladas por uma paixão de um fogo sem fim, e por isso, nós podemos comemorá-las e celebrá-las, vivas ainda hoje.
O Grêmio Esportivo Brasil nasceu neste cenário. De inicio idéia de dois jovens, que em meio a um terreno baldio buscavam ser livres. A perseverança com a qual eles argumentavam na defesa do ideal de ter um time que tivesse no futebol sua principal finalidade conquistou adeptos.
E assim, naquele sete de setembro de 1911, nascia o Brasil, o nosso Brasil rubro-negro. E nascia para ser uma marca desta cidade, e na medida em que se construía assim, uma multidão cada vez maior de apaixonados passava a lhe acompanhar em todas as suas jornadas.
Quantos carnavais fora de época foram protagonizados pelos “negrinhos da estação” após cada titulo conquistado pelo “time da estação” como no nosso primeiro tricampeonato da cidade, 1917-18-19, ou quando da conquista do primeiro campeonato gaucho também em 1919, ou ainda na recepção da nossa delegação que foi em 1920 ao Rio de Janeiro representar nosso Estado no primeiro campeonato brasileiro. Ou mesmo já em nosso tempo “xavante” no ano de 1950 enquanto o país chorava uma derrota nós podíamos dizer que havíamos vencido aqueles mesmos uruguaios e lá na casa deles. Isso tudo são marcas que o rubro-negro grava na história desta cidade, é paixão que ele faz cada vez maior em nossos corações.
Enquanto esta história se desenvolve e o Brasil vermelho e preto amadurece, a família cresce. Nascida em 1950 A Telles tem o mesmo berço do Brasil. A Telles é embala por aqueles mesmos que enchem as arquibancadas do Bento Freitas. A Telles veio para engrandecer o Carnaval tão tradicional desta cidade, e desde que nascemos acompanhamos o carnaval por onde ele andar nesta cidade, XV de novembro, entorno da praça, Bento Gonçalves e seu prolongamento, mal. Floriano, Praça 20, passarela da estação. Buscamos em todos os momentos termos presente nosso ideal que é o de dar a nossa comunidade e ao povo carnavalesco momentos de alegria e prazer, risos de felicidade, isso já nos faz marca, isso já nos permite sermos alvos de paixões.
Neste carnaval de 2011 a Telles estará comemorando seus 60 anos, para nós o povo vermelho e branco esta é uma data de máxima importância, como será depois os 70, 80...; E não vemos forma melhor de comemorar este aniversário do que prestando uma homenagem ao povo que nos ama, que nos dá vida a cada dia para que possamos chegar a cada desfile, e vemos também que ao fazer esta homenagem estaremos demonstrando o nosso orgulho, nosso respeito, nosso amor, nossa paixão por este irmão mais velho que tanto exemplo de determinação e superação tem nos dado.
Por isso neste momento temos o prazer de dizer que o carnaval da Telles em 2011 é dedicado aos 100 anos do Grêmio Esportivo Brasil.
“Avante com todo esquadrão”: a Telles canta um centenário de paixão
FONTE: G'BALA
Nenhum comentário:
Postar um comentário