Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, junho 01, 2010

Chegou a hora!

Todos (as) aos Congressos Nacional da Conlutas e da Classe Trabalhadora

Delegações se preparam para os congressos que acontecem dias 3, 4, 5 e 6 de junho em Santos (SP).

Viva o 2º Congresso Nacional da Conlutas.
Viva o Congresso da Classe Trabalhadora


O 2º Congresso Nacional da Conlutas e o Congresso Nacional da Classe Trabalhadora já estão na reta final de preparação. Os delegados e delegadas já começam a arrumar as malas, em meio a lutas e mobilizações, para participar de dois eventos que nortearão a organização de uma parcela dos trabalhadores do Brasil.

Para o 2º Congresso Nacional da Conlutas foram realizadas 767 assembléias. São 2 mil participantes de 389 entidades inscritas. O evento acontece nesta semana, nos dias 3 e 4 de junho, em Santos (SP).

Já o Congresso da Nacional da Classe Trabalhadora conta com a inscrição de 499 entidades inscritas, 962 assembléias realizadas e a presença de 3 mil participantes. A data marcada são os dias 5 e 6 de junho, no mesmo local do Congresso da Conlutas.

Com a representatividade de cerca de 3 milhões de trabalhadores e trabalhadoras de norte a sul do país, os delegados e delegadas eleitos (as) decidirão a unificação de diversas entidades e organizações em uma nova organização sindical, popular e estudantil no Brasil que esteja à frente das lutas dos trabalhadores, estudantes e oprimidos.

Independência de classe - Este Congresso representa também um contraponto à Conferência realizada neste 1º de junho principalmente pelas cinco centrais sindicais (CUT, Força Sindical, CTB, NCST e CGTB) que apóiam o Governo Lula. Estas centrais representam o movimento sindical que foi domesticado, abrindo mão da defesa dos interesses dos trabalhadores para apoiar as medidas e participar do governo.

Os congressos da Conlutas e da Classe Trabalhadora vão expressar um setor importante do movimento sindical e popular, que embora minoritário, tem conquistado muita força nas lutas que os trabalhadores brasileiros vêm protagonizando nos últimos sete anos. A proposta é o fortalecimento de um movimento sindical e popular independente dos governos, dos patrões e do Estado, e também sem o controle dos partidos políticos.

Momento de lutas – Os dois congressos acontecem em momentos importantes da classe trabalhadora do Brasil e do mundo. Após a crise econômica mundial detonada em 2008, os governos e o fundo Monetário Internacional (FMI) tentam aplicar planos de arrocho aos trabalhadores e, principalmente que ataquem os aposentados e pensionistas de diversos países.

No Brasil, há meses a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) vem lutando, junto com a Conlutas, em defesa de um reajuste digno para os aposentados e pelo fim do fator previdenciário. É uma luta árdua. Apesar de duas vitórias importantes, a aprovação do projeto de lei na Câmara dos Deputados e no Senado. Agora quem decidirá se sanciona ou veta os 7,72% aos aposentados é o presidente da República, Lula.

O mesmo presidente que acabou de emprestar R$ 286 milhões ao FMI para que o governo aplique um plano de arrocho na Grécia que entre outros ataques retira direitos históricos dos aposentados gregos, como a aposentadoria por tempo de contribuição e o 13º e 14º aos aposentados que recebem mais de 2 mil euros por mês.

Os ataques também são ferrenhos contra os servidores públicos federais, que lutam em diversas partes do mundo contra o congelamento ou redução salarial. Assim como vem acontecendo no Brasil, onde o governo Lula quer congelar por dez anos os salários dos servidores públicos.

Os dois congressos, da Conlutas e da Classe Trabalhadora, têm tarefas grandiosas para a luta dos trabalhadores. Por isso, aguardamos a presença de cada um dos delegados e delegadas eleitos, observadores e convidados.

Já no dia 7 de junho haverá um Encontro Internacional de entidades que estarão presentes ao encontro. Assim como serão temas dos congressos, esse encontro também discutirá a retirada das tropas militares da Organização das Nações Unidas (ONU), comandadas pelo Brasil, como a luta dos trabalhadores europeus contra a crise e o ataque de Israel ao comboio de ajuda à Palestina.

Todos (as) aos:

2º Congresso Nacional da Conlutas

3 e 4 de junho, em Santos (SP)

Congresso da Classe Trabalhadora

5 e 6 de junho em Santos (SP)

FONTE:Redação Conlutas

Nenhum comentário: