O município de Jaguarão vai receber neste mês a 5ª edição da Semana da Consciência Negra, que neste ano vem com algumas novidades na programação. Nesta semana, a reportagem do Jornal Tradição Regional conversou com a diretora de Patrimônio da Secretaria de Cultura e Turismo, Andréa Lima, para conhecer mais detalhes sobre a atividade.
Confira a entrevista:
Jornal Tradição Regional: Qual será o período do evento?
Andréa Lima: A 5ª Semana da Consciência Negra este ano acontecerá de 18 a 24 de novembro. Dando sequência as atividades, também estamos programando um acampamento afro na Comunidade Quilombola Madeira que será realizado, a princípio, nos dias 6, 7 e 8 de dezembro.
JTR: O que podes destacar sobre a programação? Tem alguma novidade neste ano?
A.L: Entre as novidades teremos a “Marcha de Zumbi”, que acontecerá no dia 20 de novembro e marcará a abertura oficial da semana. Na sequência serão realizadas rodas de conversa, oficinas e atividades de formação. Já está confirmado um encontro com os professores da rede pública para a discussão da lei 10.639 e relatos de experiências, uma roda de conversa sobre Gênero e Diversidade, a fim de marcar as trajetórias de luta das mulheres negras, atividades de formação sobre agroecologia e saúde da população negra e uma mesa sobre clubes sociais negros. Também acontecerão apresentações culturais na Praça Alcides Marques e diversas oficinas, que serão realizadas no clube 24 de Agosto e nas escolas, com inscrições.
JTR: Durante a Semana será dado destaque a um tema central?
A.L: Ao invés de privilegiar um tema central para a semana, optamos pela diversidade de enfoques e pluralidade das discussões. Assim, poderemos trabalhar com questões relacionadas à cultura, saúde, meio-ambiente e educação, de forma integrada.
JTR: Podes nos contar mais sobre a marcha que acontecerá pela primeira vez em Jaguarão?
A.L: A Marcha Zumbi dos Palmares é uma tradicional mobilização organizada por ativistas do movimento negro para fortalecer e dar destaque as pautas da população negra e às lutas diárias por ações de reparação, cidadania e justiça social. No Rio Grande do Sul em 2013, a marcha chega a sua 7ª edição.
Em Jaguarão, a Marcha será realizada pela primeira vez com a ideia de fortalecer e levantar as pautas que temos na cidade, onde também precisamos nos organizar, lutar por políticas afirmativas, combater o preconceito e a discriminação, o genocídio da juventude negra, entre tantas outras questões, de forma alinhada com o movimento nacional. Ela está marcada para as 18h do dia 20, com saída da Praça do Regente em direção ao Clube 24.
JTR: Qual é a expectativa da organização?
A.L: A expectativa é a de aumentar a mobilização e contar com a participação expressiva da comunidade, pois o 20 de novembro marca a tomada de consciência da população negra sobre o seu valor, sua memória e a trajetória de resistência. É uma data evocativa, construída pelo movimento, e que traz à tona as lutas do povo negro no Brasil. Um de seus idealizadores foi Oliveira Silveira, negro, gaúcho, poeta e professor, atuante no grupo Palmares. Essa data foi pensada na década de 70, por ser a possível data da morte do Líder Zumbi dos Palmares.
JTR: A construção desta Semana está sendo feita de forma colaborativa com a participação de várias entidades. Quem são essas representações e como os interessados podem participar?
A.L: Exatamente. Quem quiser participar e buscar mais detalhes pode se informar na
Secretaria do Clube 24 de Agosto (rua Augusto Leivas, 217, das 8h às 14h) ou com a
Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone (53) 3261-5100, das 8h às 14h.
Estão participando da organização, o Clube Social 24 de Agosto; CEU e Afro Reino de Ogum Abassá de Xangô e Oxum, Associação Zumbi dos Palmares, Cia de Dança Os Donos da Rua, Coletivo PédeQuê?, Laboratório de História Social e Política da Unipampa, Câmara de Vereadores e Prefeitura de Jaguarão, através das Secretarias de Cultura e Turismo, Educação e Desporto e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
Confira a programação completa da 1ª Semana Municipal da Consciência Negra:
18/11
17h – Roda de conversa e atividade preparatória para a Marcha de Zumbi de Palmares em Jaguarão.
Confecção de cartazes e mobilização no Clube 24 de Agosto.
19/11
18h – Apresentação de “Dança Afro” e leitura do chamado para a V Semana da Consciência Negra de Jaguarão no Espaço Cultural do Legislativo.
Local: Câmara Municipal de Jaguarão.
20/11
18h – Concentração para a Marcha de Zumbi dos Palmares. Saída da Praça do Regente em direção do Clube Social Negro Local: 24 de Agosto.
20h - Abertura Oficial da 5ª Semana da Consciência Negra com apresentação de escolas de samba e homenagem a Rubinei Machado, Dona Mocinha e Veríssimo.
Exposição das Casas de Religião de Matriz afro de Jaguarão.
21/11
9h – Encontro com professores da rede municipal de ensino para discussão da Lei 10.639 e relatos de experiências. Local: Câmara Municipal de Jaguarão.
14h – Roda de conversa sobre “Gênero e Diversidade e as lutas das mulheres negras”.
Local: Clube 24.
19h – Grupos de discussão sobre:
“Agroecologia e segurança alimentar” – Convidado: Antônio Leonel – Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Presidente da Federação das Comunidades Quilombolas do RS.
“Políticas públicas para a saúde da população negra”.
Local: Clube 24.
22/11
9h – Percurso pelo centro histórico: “Territórios Negros em Jaguarão”.
(Aberta para professores)
Concentração na Praça do Desembarque.
Andréa Lima (Secult)
Caiuá Cardoso Al-Alam
Laboratório de História Social e Política da Unipampa.
14h – Oficina de produção de vídeo como registro da memória.
Edson Costa – Diretor de Cinema
Corja Filmes
19h - Roda de conversa sobre Clubes Sociais e comunidades negras.
Convidadas: Fernanda Oliveira da Silva.
Juliana Nunes.
23/11
16h – Feira, oficinas e programação cultural na Praça Alcides Marques.
Tranças nagô, práticas agroecológicas, teatro, dança e artes visuais (SDRMA).
21h - Concurso Mais Bela Negra e Mais Belo Negro
Local: Clube 24 de Agosto.
24/11
16h - Apresentação do grupo Afoxé, Dança de Rua e Roda de Capoeira.
Praça Alcides Marques.
19h Baile - Encerramento da Semana da Consciência Negra.
Clube 24 de Agosto.
E mais oficinas voltadas para as escolas e associações comunitárias que serão disponibilizadas mediante inscrições:
- Oficinas do projeto “A Cor da Cultura”
- Valores Civilizatórios Afro-brasileiros
- Heróis de todo mundo
- Brincando com as palavras – Ministrante: Ialorixá Nice de Xangô – Afoxé.
De 20 a 23 de Agosto, no turno da manhã.
- A Capoeira e a preservação do Meio Ambiente – Associação de Capoeira Zumbi dos Palmares.
- Danças Urbanas – Cia de Dança Os Donos da Rua.
Inscrições e informações: (53) 3261 5100 – Secult (das 08 às 14h).
Clube Social 24 de Agosto – Augusto Leivas, 217. (das 13h30 às 17h)
Organização: Clube Social 24 de Agosto, CEU e Afro Reino de Ogum Abassá de Xangô e Oxum, Cia de Dança Os Donos da Rua, Associação de Capoeira Zumbi dos Palmares, Laboratório de História Social e Política da Unipampa, Secult, SMED, SDRMA, Secretaria da Saúde, Câmara Municipal de Vereadores.
* Programação sujeita a alterações.
FONTE: Jornal Tradição Regional
Nenhum comentário:
Postar um comentário