Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

domingo, novembro 10, 2013

Primeira-dama de Nova Iorque: negra e bissexual


A nova primeira-dama de Nova York, Chirlane McCray, tem uma vida que chama mais a atenção do que seu marido, Bill de Blasio, recém eleito prefeito da cidade.

Esta mulher negra, nasceu na cidade de Springfield. Lá ela viveu até 10 anos de idade quando seu pai, um funcionário do militar, decidiu se mudar para Longmeadow, um lugar que Chirlane McCray descobriu que o mundo não era tão justo quanto ela acreditava e levou-a a tornar-se poeta, escritora e a figura política que é hoje.

Na época da mudança, os vizinhos receberam a família pedindo-lhes para deixar o bairro. Eles foram a segunda família de negros na área e ela a estudante negra na escola. Seus colegas de classe brincavam com ela por causa da cor da pele, então ela calmamente se refugiou nos poemas que escreveu como uma válvula de escape para sua raiva reprimida. Esta foi a sua primeira abordagem ao racismo e intimidação, o que chamam agora de “bullying”.

McCray não sentiu-se triste, mas a raiva a levou a escrever, de expressar até no seu jornal da escola sobre o seu descontentamento. Assim que se formou, ela foi para Nova York, a metrópole onde, finalmente, seus escritos foram ecoadas. Em 1979, no auge da libertação da mulher escreveu um ensaio intitulado “Eu sou lésbica”. A carta tinha a intenção de desmistificar o ditado “Não negro é gay”. Foi publicado em uma revista onde McCray foi a primeira negra que ousou falar abertamente sobre sua sexualidade. “Em 1970, eu me identificava como lésbica e escrevi sobre isso. Em 1991, eu conheci o amor da minha vida e me casei com ele “, confessou em 2012.

Em 1991, ela passou a trabalhar como prefeito David Dinkins em Nova York, onde conheceu Bill de Blasio, de ascendência alemã e italiana. Ela escreveu discursos, enquanto ele atuava como vice-prefeito. Em meio às vicissitudes políticas se apaixonou e se casou três anos depois. Hoje eles têm dois filhos Clara e Dante, que se tornaram alvo de críticas por seus cabelos afro e pelas tranças. Na campanha de seu marido para prefeito de Nova York, foi ela quem editou as falas e entrevistou candidatos para cada posição.

Hoje McCray já entrou para a história como a primeira pessoa mulher bissexual que ocupa o cargo de primeira-dama no país. “Eu realmente nunca namorei nenhum homem. Então eu pensei: Uau, o que é isso? Agora eu me sinto atraído por homens. Eu fui atraída por Bill. Ele era a pessoa perfeita para mim. Como duas pessoas muito diferentes, mas temos muito em comum. Somos um casal muito convencional, não convencional “.

Fonte: Las2Orillas Tradução: Correio Nagô

Nenhum comentário: