Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quarta-feira, junho 18, 2014

Dia do Patrimônio - Pelotas RS













As inscrições para participar do Dia do Patrimônio de Pelotas estão abertas. Poderão participar na condição de promotores: agentes do patrimônio, artistas, proprietários de prédios, instituições e agentes culturais realizando coletivamente uma programação repleta de atividades inovadoras. A agenda completa poderá ser conferida diariamente na fanpage do Dia do Patrimônio e na página do evento na internet, além do Jornal do Patrimônio, que será distribuído gratuitamente na semana do evento.

Os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal de Cultura até o fim da primeira quinzena de julho para aderir ao evento.

Fique atento, use todos os seus sentidos para desfrutar nossa Herança Cultural, e neste ano, a Herança Cultural Afropelotense!

O quê: Dia do Patrimônio
Quando: 16 e 17 de agosto
Onde: por toda a nossa cidade

Pelotas Celebra o Dia do Patrimônio
Com o objetivo de divulgar e promover o patrimônio cultural, acontece na cidade de Pelotas, durante os dias 16 e 17 de agosto, a segunda edição do Dia do Patrimônio. A celebração busca enfatizar o conceito patrimonial, que não se limita aos prédios, mas abrange a educação, meio ambiente, patrimônio humano, cultural e toda produção de um povo.

Conectada à data nacional de 17 de agosto, quando é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio, o Município comemorará em dois dias, sábado e domingo, com a abertura de muitos de seus prédios históricos - públicos e privados - para receber pelotenses e turistas, com apresentações culturais e diversas atividades para exaltar o patrimônio material e imaterial de Pelotas.
A ideia de abrir os prédios históricos à visitação em dias e horários pré-determinados, com visitas guiadas, foi inspirada em iniciativas semelhantes em outros países. A França criou o Projeto Portas abertas em 1984. Nos anos seguintes, mais de 50 países da Europa seguiram a iniciativa. A Secretaria Municipal de Cultura buscou inspiração no Uruguai, que em 1995 aderiu à proposta e onde hoje o Dia do Patrimônio é considerado a maior e mais importante festividade cívica do país, divulgando e promovendo suas riquezas culturais locais através das mais variadas formas de expressão.

Em Pelotas, o evento teve sua primeira edição em 2013, com intensa programação coletiva com ações em diversos lugares da cidade como o Centro Histórico, a Colônia, as Charqueadas, a praia do Laranjal e incluiu a diversidade de nosso patrimônio com palestras, apresentações artísticas, visitas guiadas, degustações e mostras.

A expectativa é de que mais uma vez a população se aproprie da celebração e, por consequência, da compreensão de que patrimônio é tudo aquilo que criamos, valorizamos e queremos preservar.


Esse ano o evento celebrará a Herança Cultural Africana, tema que vem sendo apresentado semanalmente com as Conversas do Dia do Patrimônio, momento em que a comunidade pode ouvir e discutir os diversos aspectos da herança africana na cidade.

FONTE: SECULT

Nenhum comentário: