Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quarta-feira, junho 11, 2014

Na Copa Vai Ter Luta: jornada começa nesta quinta (12) com atos em todo o país













Em São Paulo, a delegação do ANDES-SN se reunirá com representantes de movimentos de todo o Brasil no Sindicato dos Metroviários para concentração da manifestação que marca a abertura da Jornada “Na Copa Vai ter Luta”.

O dia 12 de junho marca o início da Copa do Mundo no Brasil e também da jornada “Na Copa vai ter Luta”, organizada pelo Espaço Unidade de Ação, composto por diversos movimentos sindicais, sociais e populares. Manifestações em diversas cidades do Brasil irão denunciar as injustiças cometidas pelo estado neste período de megaeventos e o consequente descaso com a saúde, educação, transporte, moradia, salário e reforma agrária, assim como a criminalização dos movimentos e a repressão aos manifestantes.

Segundo a CSP-Conlutas, a proposta é unificar as diversas lutas que estão acontecendo neste momento. A mobilização não é contra o mundial de futebol, muito menos contra o esporte, e sim uma ação que confronta os governos municipais, estaduais e federal e questiona o abandono dos serviços públicos, dos direitos dos trabalhadores e do próprio povo, que sofre com as remoções forçadas e a falta de assistência, acompanhando o favorecimento sistemático dos empresários dos megaeventos.

“Queremos partir das lutas objetivas e buscar dar um sentido político comum a todas elas, apoiar-se nas greves que se espalham pelo país e nas lutas populares para fazer de 12 de junho o dia em que reergueremos as bandeiras que exigem Saúde, Transporte, Moradia, Educação, reforma agrária, salário e aposentadoria digna, por isso a importância de ser um movimento unitário”, afirmou o representante da CSP-Conlutas, Atnágoras Lopes.

O ANDES-SN irá integrar as manifestações em todo o país e uma delegação de diretores nacionais vai a São Paulo participar do ato na cidade onde acontece a abertura e o primeiro jogo da Copa do Mundo.

“Os docentes lutam diariamente por mais recursos para a educação pública, por uma carreira decente e valorização salarial, além da defesa intransigente dos direitos sociais. Enquanto isso, o governo destina bilhões para a Copa do Mundo, cujo principal legado será os lucros exorbitantes da Fifa, as remoções urbanas e a repressão ao livre direito de manifestação. Durante a Copa do Mundo é a oportunidade para nos juntarmos aos demais trabalhadores, estudantes e movimentos populares e mostrar a nossa indignação com todo este descaso”, ressalta Marinalva Oliveira, presidente do ANDES-SN, chamando todos os professores e professoras a integrarem os atos em suas cidades.

Em São Paulo, a concentração do ato será às 10h, na sede do Sindicato dos Metroviários. A manifestação terá caráter nacional com representações de diversos estados e outras cidades do Estado de São Paulo.

Repressão

Na manhã desta quarta-feira (11), diversos ativistas foram detidos no Rio de Janeiro e levadas para a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) na Cidade da Polícia, na capital fluminense. Em Brasília, militantes do Comitê Popular da Copa no DF denunciaram na terça (10) estarem sendo alvo de investigação. Eles receberam a visita de homens não identificados se passando por representantes da Justiça Eleitoral.  Segundo integrantes do movimento, o objetivo é intimidá-los, já que o grupo faz parte da organização das manifestações contra a Copa do Mundo.

FONTE: ANDES-SN


Dia 12 de junho vai ter manifestações em dez capitais brasileiras



Trabalhadores e estudantes saem às ruas na abertura da Copa para protestar contra gastos com megaevento; em São Paulo o caráter é de solidariedade aos metroviários demitidos


A CSP-Conlutas e diversas entidades do movimento sindical e popular, assim como categorias de trabalhadores em luta, realizarão atos no dia 12 de junho na abertura da Copa do Mundo em dez capitais.
Em São Paulo, deve acontecer a maior manifestação, com saída do Sindicato dos Metroviários, a partir das 10h. O protesto, além de denunciar os gastos com a Copa e cobrar investimentos nas áreas sociais, se solidarizará com a luta dos metroviários e exigirá a reintegração dos 42 demitidos.

O objetivo dos atos nas capitais é denunciar os gastos com a Copa em contraposição ao descaso com saúde, educação, transporte e moradia e outras políticas sociais.

"Estamos convivendo com o caos da saúde pública, o descaso com a educação, a precariedade do transporte e nos serviços públicos, nas três esferas, assim como a falta de moradia e de terra para plantar e produzir alimentos", diz o dirigente da CSP-Conlutas Atnágoras Lopes.

O movimento acredita que a realização da Copa atendeu a interesses privados e não ao interesse público. Os grandes beneficiados foram a Fifa, as patrocinadoras, as construtoras do ramo imobiliário, hoteleiro, de comunicação. "Enganam-se os que dizem que fazer críticas à Copa é ser contra o futebol ou contra o Brasil. Pelo contrário. O que o movimento denuncia e exige que se dê um fim ao beneficiamento à Fifa, grandes empresas e bancos e garanta recursos públicos para as áreas sociais", reforça Atnágoras.

Outra bandeira levantada pelos manifestantes é a denúncia da criminalização dos movimentos sociais e das lutas. A presença da Forca Nacional de Segurança e o Exército Brasileiro a serviço da repressão das lutas populares e a instituição de uma legislação antidemocrática de Estado de Exceção que viola a democracia brasileira é considerada inaceitável.

"Chegou-se ao ponto do prefeito de Natal (RN), Carlos Eduardo Alves, protocolar ação na Justiça proibindo passeatas e greves ou ainda a prisão e tortura do estudante de Direito da PUC-SP, Murilo Magalhães, quando apoiava a greve dos metroviários, isto é um absurdo", lamenta Atnágoras.

Há capitais em que os protestos não serão no dia 12. Em Brasília, por exemplo, será no dia 15/06, em Natal (RN) no dia 16/06, e em Salvador (BA) acontecem vários protestos, inclusive no dia 13/07.

As manifestações do dia 12 de junho:
A composição das atividades é regional, dependendo das categorias em luta de cada região.

SÃO PAULO (SP) - Concentração às 10h, no Sindicato dos Metroviários. Rua Serra do Japi, 31 - Tatuapé.

RIO DE JANEIRO (RJ) - Concentração às 10h na Candelária, Centro

BELO HORIZONTE (MG) - Concentração às 12h na Praça Sete, Centro.

MACEIÓ (AL) - Protesto de diversas categorias em luta que se encontro por volta das 10h na Praça Sinimbú para manifestação unificada.

ARACAJÚ (SE) - Haverá atividade de petroleiros na parte da manhã.

FORTALEZA (CE) -Concentração na sede do Sindicato da Construção Civil, às 6h, com passeata e ato na região da Beira Mar, centro hoteleiro da cidade. À tarde haverá ato unificado com sindicatos, categorias em greve e movimentos sociais.

TERESINA (PI) - Concentração às 10h na avenida Frei Serafim, em frente ao Bom Preço.

SÃO LUIZ (MA) - Concentração às 7h na Praça Deodoro, em frente à Biblioteca Pública Estadual.

BELÉM (PA) - Concentração, às 9h, no Centro Arquitetônico de Nazaré.

PORTO ALEGRE (RS) - Concentração às 12h, na esquina democrática, no Centro.

FONTE: CSP-Conlutas

Nenhum comentário: