Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

segunda-feira, junho 30, 2014

Em qual conjuntura chegamos à 124ª Plenária Nacional do SINASEFE?









Na última sexta-feira (27), após audiência preliminar com a chefia de gabinete do STJ para tratar dos embargos à liminar que ingressamos na terça-feira (24), recebemos um ofício do Ministério da Educação, que nos convocou para uma audiência com representantes do governo, do STJ e também da Fasubra Sindical para tratar da nossa pauta de greve no dia 1º de julho.  

Após se negar a negociar efetivamente as nossas reivindicações e judicializar o nosso movimento paredista, como também fez com as greves da Cultura e da Fasubra, o governo se viu obrigado a um recuo, devido decisões do STJ que trataram como necessário um processo de abertura de negociação com os servidores e obrigou o MPOG a apresentar uma solução para as pautas das categorias em greve.  

Foi essa conjuntura que se apresentou na 124ª PLENA do SINASEFE, realizada no último final de semana (28 e 29 de junho), quando os delegados presentes decidiram por encaminhar às bases uma consulta para construção de um novo cenário em nossa greve.  

Essa necessidade de consulta partiu das deliberações tomadas pela Plenária, onde foi proposto e aprovado que aguardemos o que o governo nos apresentará na mesa de negociação de amanhã (01/06) e, a partir disso, em havendo resultado satisfatório às nossas aspirações, comecemos a pensar numa saída organizada da paralisação, com o indicativo às bases de suspensão da greve para o próximo dia 10, o qual deve ser apreciado pelas assembleias das Seções ainda esta semana.  

Como amanhã já teremos um resultado objetivo do que o governo nos apresentará, indicamos que as assembleias de base tratem do tema entre os dias 2 e 4, trazendo suas respectivas deliberações à 125ª Plenária Nacional, que acontecerá no hotel San Marco, em Brasília-DF, no próximo sábado (5 de julho).  

Nossa greve chega hoje aos 71 dias e adentramos num momento decisivo para garantir conquistas à categoria a partir desse movimento paredista. Precisamos não só do retorno às questões acima expostas, mas da mobilização de todas as bases em greve para que esta etapa do nosso movimento possa agregar ganhos aos trabalhadores da Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica.

Encaminhamentos aprovados na 124ª PLENA
BRASÍLIA-DF, 28 e 29 DE JUNHO DE 2014

SOBRE A GREVE:

1. A 124ª Plena aprova o indicativo de suspensão da greve em 10 de julho de 2014;

2. Remeter esse indicativo às rodadas de Assembleias de base, a serem realizadas nos dias 02 e 03 de julho de 2014 (4ª e 5ª feiras);

3. Realização de nova Plena no dia 05/7/2014 (sábado), para deliberar, definitivamente, sobre a suspensão do movimento paredista;    
  
4. Indicativo de nova rodada de Assembleias de base nos dias 07 e 08 de julho de 2014 (2ª e 3ª feiras);

5. Apresentar, na audiência com o governo na próxima 3ª feira (01/7), a necessidade da assinatura de um Termo de Acordo que, entre outras questões, conste, obrigatoriamente, que a retomada do Calendário Escolar seja definida pela negociação entre Reitorias e Seções Sindicais/Comandos Locais de Greve, além de assegurar a reposição de trabalho para os TAE, sem prejuízo para a categoria;

6. Que ao divulgar os ganhos da greve, sejam evidenciados os avanços das pautas internas de cada Instituto;

7. Que os Comandos Locais de Greve encaminhem informes de suas Assembleias de base ao Comando Nacional, para divulgação e atualização do quadro nacional.

Outros encaminhamentos
 A 124ª PLENA indica às Seções Sindicais do SINASEFE que criem Grupos de Trabalho que debatam a temática de combate às opressões.

FONTE: SINASEFE - NACIONAL

Nenhum comentário: