Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

domingo, outubro 17, 2010

Parada do Orgulho Gay leva 70 mil à avenida Bento Gonçalves em Pelotas









Mais de 70 mil pessoas prestigiaram, na tarde desse domingo, em Pelotas, a 10ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), que teve como grande atração o ex-BBB, Kleber Ban Ban. A multidão tomou conta da avenida Bento Gonçalves, no centro da cidade, para acompanhar de perto a programação, que iniciou com shows e performances de drag queens, travestis e go go boys, e encerrou com o tradicional desfile.

Excursões do Uruguai, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Cruz, Alta, Rivera, Jaguarão, Rio Grande, entre outras cidades vieram a Pelotas para participar do evento. Segundo o presidente da Associação LGBT, Ricardo Santos, a cada ano a parada cresce e o público é cada vez mais receptivo. Este ano foram colocadas cem cadeiras para idosos em espaço destinado também a cadeirantes. Estava tudo ocupado.

“A parada se tornou um marco. Ano que vem vamos levar alunos e professores da rede pública para os debates que antecedem o evento, porque temos certeza que a evasão escolar na adolescência também ocorre devido ao jovem não se aceitar e servir de chacota”, disse a secretária de Projetos Especiais, Cláudia Ferreira.

A testagem gratuita de HIV, sífilis e hepatite foi a grande novidade desta edição da parada. O treiler no qual foram feitas as testagens por equipe do Programa DTS/HIV/AIDS, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi instalado no parque Dom Antônio Zattera, perto do local em que foram realizados os shows. Mais de dez mil unidades de preservativos masculinos foram distribuídas entre os participantes.

O evento terminou com uma grande festa no DC Eventos (antiga Luna, junto à rótula do Terminal Rodoviário de Pelotas). Os recursos arrecadados serão revertidos na compra de alimentos em benefício de diversas instituições, entre elas o Serviço de Ambulatório Especializado (Sai) HIV/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde.
FONTE: CORREIO DO POVO

Nenhum comentário: