Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Olívio Dutra diz que ideais do PT são absorvidos por busca de cargos e mandatos

O ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra, um dos fundadores do PT, afirma que, depois de 30 anos, os ideais do partido estão sendo absorvidos por uma simples busca de cargos e mandatos de seus filiados.


"O pragmatismo político é moeda corrente nas negociações que o partido faz para se cacifar como disputante do poder. Ele [o PT] corre o risco de passar de partido da transformação para partido da acomodação", afirmou.

Segundo Dutra, o escândalo do mensalão nivelou por baixo o partido na política nacional. "O mensalão revelou o grau de burocratização e centralização de decisões partidárias", disse o ex-governador, que na época da fundação do partido era presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre.

Dutra, que não será candidato este ano, avalia que a era pós-Lula não será fácil. No entanto, ele entende que o partido ainda tem tempo para se reciclar. Se não fizer isso, a outra opção, segundo ele, é "cair no pragmatismo puro e simples do ´toma lá dá cá` da política tradicional, sobrevivendo de pequenas conquistas institucionais".

O ex-governador conta que ajudou a fundar o PT por entender naquela época que os partidos existentes não representavam os interesses dos trabalhadores. "A minha expectativa era a que o partido transformasse a política e ajudasse a transformar para melhor a sociedade brasileira."

Parte do objetivo inicial do partido foi alcançada, segundo ele. "O PT ajudou a derrubar a ditadura militar e, no primeiro momento, contribuiu para qualificar a ação política nos espaços que foi conquistando pelo voto com seu programa e suas candidaturas", disse.

Além de governador do RS (1999-2003), Dutra foi prefeito de Porto Alegre (1988-1993), deputado constituinte e ministro das Cidades no primeiro governo Lula.

Formado em Letras, ele começou a carreira política no movimento sindical quando trabalhava como bancário. Dutra perdeu a eleição para o governo do Rio Grande do Sul três vezes-- 1982, 1994 e 2006.

FONTE:Folha Online

Nenhum comentário: