Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

domingo, fevereiro 14, 2010

Os 60 anos do trio elétrico

Os 62 anos de idade e os dez anos afastados do carnaval de Salvador - diz ter sido retirado pelos organizadores, por criticar o rumo comercial que a festa tomou - não foram suficientes para derrubar a forma do músico Moraes Moreira, o primeiro cantor a se apresentar em um trio elétrico, em 1975 - antes, apenas instrumentistas tocavam a bordo dos veículos. No fim da noite de sexta-feira, junto com o filho, Davi Moraes, ele protagonizou um dos desfiles mais emocionantes da festa dos 60 anos do trio elétrico.

O bloco Chame-Gente, sem cordas, arrastou uma multidão pelo Circuito Dodô (Barra-Ondina), com canções de carnavais de décadas atrás. Pombo-Correio, Chame-Gente, Bloco do Prazer, Chão de Praça, entre tantos sucessos do músico, incendiaram o público e fizeram os foliões reviver os últimos momentos do carnaval de Salvador antes da invasão da axé music nos circuitos.

"Deixei o carnaval de Salvador por não concordar com o modo como a festa estava sendo conduzida, mas sinto que as coisas estão mudando", afirmou Moraes, durante o desfile. "É só olhar vocês aí. Quem disse que não tem mais pipoca na Bahia?" Não por acaso, entre os que seguiam o trio havia grande quantidade de pessoas com mais de 30 anos.

"Só vim para ver o Moraes tocar de novo aqui", comentou a radialista Solange Reis, de 38 anos - os últimos cinco longe da folia baiana. "Não tenho mais paciência para essa multidão, mas abri uma exceção. E valeu a pena, foi muito emocionante."
O músico voltou ao carnaval de Salvador em uma parceria com a prefeitura, que este ano homenageia os 60 anos da criação do primeiro trio elétrico, pelos músicos Dodô e Osmar. O veículo com o qual os pioneiros se apresentavam, um Ford 1929 reformado, foi instalado sobre um trio elétrico atual e serviu como palco da entrega da Chave da Cidade ao Rei Momo, Pepeu Gomes. Até terça-feira, ele percorre os circuitos no bloco Armandinho, Dodô e Osmar, também sem cordas, pilotado pela banda de mesmo nome - que reúne os filhos de Osmar Macedo -, em mais uma parceria com a prefeitura.

"Todo esse investimento é o sinal de como consideramos o carnaval importante para a nossa cidade e como respeitamos a figura do trio elétrico como formador da cultura da Bahia", argumenta o prefeito João Henrique Carneiro - ele mesmo evangélico e pouco adepto da folia.

Moraes ainda tem apresentações previstas para hoje, no Circuito Osmar (Campo Grande), e para a noite de terça, no Dodô. Hoje sinônimo de caminhão com palco e caixas de som, o trio elétrico, originalmente, não designava um veículo, mas os músicos que se apresentavam nele.

O trio original era uma dupla: os músicos Adolfo Antônio Nascimento, o Dodô, e Osmar Álvares de Macedo, o Osmar. No domingo de carnaval de 1950, eles apresentaram-se a bordo de um antigo Ford Bigode, reformado para receber alto-falantes conectados a instrumentos musicais. Apenas no ano seguinte a dupla virou trio, quando Dodô e Osmar convidaram o amigo Temístocles Aragão para tocar com eles no carnaval.

Hoje, os trios em nada lembram o velho Ford. São gigantescos e têm luxuosos equipamentos - os mais modernos custam mais de R$ 2 milhões -, com potência de som que chega a mais de 300 mil watts e instalações dignas de hotel de luxo, com sala, quarto, banheiro e TV por satélite.
FONTE: ESTADÃO

Um comentário:

video trio eletrico disse...

Parabens! pelo blog
No intuito colaborar com vosso blog estou enviando esse link de videos de trios,micaretas ,carnaval pertinente ao assunto
Obrigado,divitam-se
trioeletrico.org