Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

“Ou o Haiti se liberta ou irá desaparecer”

ENTREVISTA: FRANCK SEGUY

Resistência e luta para alcançar a liberdade e uma nova vida. Esses são os sentimentos que acompanham o sociólogo haitiano Franck Seguy, que esteve na abertura do 29º Congresso do ANDES –SN, iniciado no dia 26 de janeiro, no Centro de Convenções da UFPA. Ele concedeu uma entrevista exclusiva à ADUFPA, falando sobre a coragem de voltar para o Haiti, mesmo após a sua destruição com os terremotos ocorridos em janeiro. Seguy é símbolo de coragem e de persistência em continuar a viver, seja na alegria ou na tristeza.

Como você recebeu a notícia sobre o terremoto no Haiti?

Franck – Boa parte do país está destruída, sobretudo a capital Porto Príncipe que é a região mais populosa. No informe oficial do governo, falou-se de 150 mil pessoas mortas, mas a contagem não considera as pessoas debaixo dos escombros. Eu estava com viagem marcada para o dia 16 de janeiro. Na verdade, tentei comprar minha passagem de volta para o dia 12, quando ocorreu o primeiro terremoto, mas a empresa não tinha mais vaga. Livrei-me por pouco. Da última conversa que eu tive com alguém do Haiti, falaram que não tem condições de ninguém entrar ou sair do país. Tem que dar um tempo para melhorar a situação. Talvez quatro ou seis meses. Eu estava quase louco querendo voltar porque a família está lá. Em um primeiro momento, consegui manter contato por e-mail, minha família está bem, no geral. Morreu um tio, a mulher dele, uma prima e o marido dela. A casa dos meus pais ainda está em pé. Com o medo que esse terremoto deixou na população, todo mundo está deixando a cidade. Com isso, acho que vão surgir mais dificuldades ainda. Porto Príncipe foi uma cidade construída para receber 250 mil pessoas, mas 3 milhões moram lá. Essas pessoas deixaram a região natal para morar na capital. No Haiti, existe uma expressão “República de Porto Príncipe” pra dizer que o país está reduzido à capital. A universidade pública está lá, os hospitais estão lá, a administração pública também. A vida para onde vão não será fácil porque tudo estava concentrado em Porto Príncipe.


Como você espera encontrar o Haiti e ajudar a reconstrui-lo?

Franck – O Haiti vai precisar da solidariedade de outros países. Os haitianos têm primeiro de voltar ao país deorigem para ajudar. A minha área é o ensino e eu acho que tenho de voltar para ensinar o mais breve possível. Eu já fiz uma escolha na minha vida: eu não vou viver com medo, de ninguém e de nada. Eu nasci um dia e vou morrer um dia. Esta é a certeza que eu tenho na vida. A violência mostrada na televisão não é do povo haitiano. No Haiti, você pode andar normalmente. Você deixa as grandes cidades e não vai encontrar um policial. Eu conheço um município que tem somente quatro policiais.


A calamidade que se instaurou no Haiti veio abrir os olhos do mundo para a pobreza da população?


Franck - Eu acho que não. Calamidades já aconteceram várias vezes no Haiti. A intensidade dos últimos terremotos e a quantidade de pessoas mortas são excepcionais, mas calamidade no Haiti é regra. O Caribe é uma região onde acontecem todos os anos muitos furacões. Em 2008, passaram quatro furacões pelo Haiti. A pobreza no Haiti é uma construção sociohistórica. Ocorreram duas colonizações: a espanhola e a francesa. Essa última destruiu 45% do meio-ambiente haitiano. No início do século XX, o Haiti recebeu uma primeira ocupação militar dos Estados Unidos. Durante 19 anos, os Estados Unidos e suas empresas destruíram sistematicamente o meio-ambiente haitiano. Uma parte do território do Haiti se transformou em deserto. No final dos anos 70, os Estados Unidos mataram todos os porcos haitianos porque o porco era a maior facilidade dos camponeses para se sustentarem e eles (EUA) precisavam de mão-de-obra para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar da República Dominicana. As terras dos camponeses foram roubadas e transformadas em desertos. A pobreza no Haiti não é algo que vem do Céu ou de outro lugar. Após a independência do Haiti,houve três ocupações militares. Houve derramamento de sangue. Qualquer pessoa que conseguiu se organizar contra as ocupações foi assassinada. O Eduardo Galeano (jornalista e escritoruruguaio) fala que o Haiti está pagando um preço muito alto por ter sido o primeiro país a se libertar da escravidão. No Haiti, a escravidão foi abolida primeiro. A chamada Comunidade Internacional se liga contra este exemplo que ela não quer mais ver se repetir na História. Querem mostrar que o Haiti errou. Deveria ter esperado o país se libertar para libertar seus escravos. Esse exemplo que ele deu ao mundo foi errado. Até esses terremotos estão sendo usados contra a população do Haiti. Já ouvi sobre muitos brasileiros solidários que doam comida e água, mas o Exército Brasileiro não as entrega como o povo brasileiro esperava.


Você acredita que o Haiti será um país sólido no futuro?


Franck – Eu acho que vai acontecer duas coisas: ou o Haiti vai desaparecer ou vai se libertar. Na consciência do povo haitiano, não há outro meio como viver. Para o povo falta o meio para lutar por sua liberdade agora. Mas isso é uma coisa que está até escrito na bandeira haitiana: “Viver livre ou morrer”. Não conheço outra opção. Há outros esforços que incentivam outra opção. Mas o haitiano conhece apenas essas duas opções.
FONTE:InformANDES

Nenhum comentário: