Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, janeiro 12, 2012

Caprichar na Educação, Garantir Direitos dos Trabalhadores para ter Futuro


O 31º Congresso do ANDES-SN, convocado pela Diretoria e sediado pela ADUA Seção Sindical, ocorrerá em Manaus/AM no período de 15 a 20 de janeiro de 2012, tendo como tema Caprichar na Educação, Garantir Direitos dos Trabalhadores para ter Futuro.

O Congresso será realizado em uma conjuntura que denota uma grande complexidade, considerada a persistente crise econômica e social que assola os países centrais do capitalismo – particularmente os países da Europa e os Estados Unidos –, com reflexos fartamente assinalados em todas as partes do mundo coparticipantes da ciranda financeira e dos desmandos do capital.

No Brasil, as ações do governo pretendem ajustar o país a esse quadro de crise, cujas soluções propostas vão na direção do arrocho fiscal e da utilização da maior parte dos recursos orçamentários para cobrir os encargos da imensa dívida pública. De outra feita, amplia-se o espaço dos interesses privados que se agigantam na apropriação do setor público.

Não por acaso, o governo patrocina iniciativas de congelamento salarial dos servidores públicos, a privatização dos hospitais universitários e tem urgência na implantação dos Fundos de Pensão. No campo educacional, os ajustes se dão com o desmonte do Sistema Nacional de Educação e na multiplicação de carreiras da educação, buscando enfraquecer, ao invés de fortalecer, a categoria dos professores. De igual forma, essas proposições são reproduzidas pelos governos estaduais, por vezes antecipando-se às diligências do governo federal.

O governo insiste, também, na política de favorecer os interesses privados pelas concessões feitas aos empresários do setor, e continua a investir em um Plano Nacional de Educação cujos recursos estarão aquém das necessidades reais para a universalização da educação em todos os níveis. Ademais, permanecem as pressões sobre as organizações sociais e sindicatos independentes.

Nessa linha de reforço ao polo que busca aglutinar os setores classistas e independentes estaremos nos preparando para o Congresso da CSP-Conlutas, nossa opção para o enfrentamento da crise e de luta pelos direitos dos trabalhadores.

No 31º Congresso se discutirá a sucessão da Diretoria para o biênio 2012-2014 – momento importante de continuidade democrática do nosso Sindicato – e serão apresentadas as chapas para a eleição, que ocorrerá em maio de 2012.

Eis, portanto, nossa tarefa: dar respostas ao grande número de desafios que teremos em 2012, estabelecendo, para o Sindicato, políticas e um Plano de Lutas que vivifiquem o movimento docente, dando-lhe condições para o enfrentamento necessário.

Até breve! Até Manaus!
A Diretoria

FONTE: ANDES - SN

Nenhum comentário: