Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

segunda-feira, janeiro 30, 2012

Nova Corte Gay do Carnaval é eleita

Depois da festa que elegeu a Corte do Carnaval do bicentenário de Pelotas, foi a vez de Pelotas conhecer as novas soberanas da Corte Gay do Carnaval, que representarão o município na festa do Momo dos 200 anos. Já era madrugada quando o apresentador da festa, que ocorreu nos salões do DC eventos, anunciou como tituladas as princesas, Sawana Guimarães e Ingrid Ferreira, ambas representantes da Escola de Samba Unidos do Fragata e a Rainha Lorrayne Steves, representante da Escola de Samba General Osório.


Esta é a terceira edição da escolha da Corte Gay de Pelotas, sendo que, a primeira corte eleita no município reinou por dois anos consecutivos. A primeira Corte Gay teve como soberana a rainha Camila Duarte, que após novo concurso, reinou absoluta durante o ano de 2012, despedindo-se do reinado, na noite de sábado (28), quando passou a faixa para Lorrayne Steves.

Ao todo, seis candidatas, que representaram o Bloco Burlesco Mafa do Colono, Escola de Samba Imperatriz da Zona Norte e Banda Carnavalesca Leocádia mostraram na passarela desenvoltura, simpatia e muito samba no pé. A festa teve início com a apresentação da Xavabanda que, além da bateria, apresentou sua porta-estandarte e grupo de passistas e contou ainda com a B.C. Kibandaço que deu show de animação. A música eletrônica contou com o DJ Marcelo Costa, além da animação de go-go boys.

Antes do início da apresentação das candidatas, a Associação LGBT de Pelotas, por meio de seu presidente, Ricardo Santos, prestou homenagem ao estilista e carnavalesco, Gilnei Fontella, recentemente falecido. Para tanto, foi exposto, no palco, um manto em veludo vermelho, criado e confeccionado por ele para uso da Miss Pelotas, Fabíola Ferrer. Fabíola, hoje, também é estilista e cria fantasias e adereços para a E.S. Restinga, de Porto Alegre, e para a E.S. Unidos do Fragata, em Pelotas. Ainda, como homenagem, a nova Corte passa a utilizar a denominação de "Corte Gay Gilnei Fontella".

"Nossos ideais de erradicação do preconceito e da homofobia continuam valendo. Este é um dos principais motivos para que fosse instituída a figura da Corte Gay no município. Hoje a figura da Corte Gay já está institucionalizada em diversos municípios do país, tais como Alegrete (RS), Salvador (BA), Cubatão (SP), Rio Branco (AC), Nova Friburgo (RJ) e Uruguaiana (RS)", destacou, Ricardo Santos.

Para a candidata representante da Banda Leocádia, Samira Casarin, 21 anos, que começou o ano assumindo sua condição de homossexual, o certame cumpre função social, no momento em que aproxima pessoas e ajuda a combater o preconceito, que ainda é grande apesar dos avanços. "Me assumi como homossexual neste ano, por isso 2012 será um ano emblemático para mim, pois ficará marcado como o 'primeiro ano do resto da minha vida'", afirmou Samira. "Acredito que a cada ano o Movimento LGBT vem superando suas metas e mostrando à comunidade que nós existimos, respeitamos a todas as pessoas e exigimos o mesmo respeito. Isto é respeito à diversidade", declarou ainda.


Camila Duarte, que encerrou seu reinado ontem, aproveitou para analisar o papel da Corte Gay para quebrar preconceitos: "fui a 1ª Rainha Gay do Carnaval de Pelotas e confesso que não foi uma tarefa fácil, porém, ao longo do tempo, a cabeça das pessoas passou a absorver melhor a nova Corte e ganhamos muitos amigos. Hoje, percebemos a presença de famílias inteiras, inclusive com crianças, prestigiando eventos voltados ao público LGBT", destacou. Ainda segundo ela, exercer o reinado como soberana gay foi um grande aprendizado, pois conquistou o carinho e o reconhecimento do público. Ela conta que no dia 04 de fevereiro, estará no município de Júlio de Castilhos, onde busca conquistar, pela segunda vez, o título de Soberana Gay do RS.

FONTE: SeCOM

Nenhum comentário: