Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quarta-feira, julho 06, 2011

05 de julho: DIA NACIONAL DE LUTA (O QUE OCORREU)








Ato público dos SPFs reúne mil pessoas em Porto Alegre

Por Fritz R. Nunes

Nem o vento frio que soprava do Guaíba em direção ao centro de Porto Alegre intimidou os cerca de mil servidores federais que fizeram uma caminhada pelas ruas centrais, saindo da frente do prédio da Reitoria da UFRGS, e que culminou em um ato público no Largo Glênio Peres. O objetivo da manifestação era protestar contra a falta de negociação do governo federal em relação à pauta de reivindicações do funcionalismo. A caminhada, que durou cerca de uma hora, foi alegrada por balões, faixas e apitos.


A coordenação da atividade, que iniciou por volta do meio-dia desta terça e encerrou às 15h, foi do Fórum Gaúcho dos Servidores Públicos Federais, que reúne entidades como a ASSUFRGS, SINDSERF, SINDISPREV, entre outras. Santa Maria esteve representada por um grupo de servidores da UFSM que viajou de ônibus no início da manhã para a capital, coordenado pelo sindicato dos técnicos da UFSM (ASSUFSM), que estão em greve desde o início de junho.


Durante as manifestações das entidades sobraram críticas para todas as três esferas de governo. Ao prefeito José Fortunatti (PDT), por não ter autorizado que o ato público acontecesse na Esquina Democrática. Ao governador Tarso Genro (PT), por ter, nas palavras da vice-presidente do CPERS Sindicato e dirigente da central sindical Intersindical, Neiva Lazarotto, “apunhalado” os servidores estaduais, aprovando na Assembleia Legislativa um pacote de medidas que afeta duramente a previdência desse setor. E também ao governo de Dilma Rousseff, que estaria preocupado em destinar recursos para a Copa do Mundo, ignorando as demandas dos trabalhadores.


Um boletim distribuído pela Intersindical chegou a fazer uma comparação entre os salários da presidente da República, dos parlamentares e do conjunto dos servidores federais. O material assinalava que enquanto Dilma teve um reajuste salarial de 162%, deputados e senadores tiveram um aumento de 62%, o funcionalismo público até agora não recebeu qualquer proposta de reajuste, sendo que o limite para aprovação de qualquer índice, que precisa constar da lei orçamentária de 2012, é o próximo dia 30 de agosto.


Os próximo passos da greve devem ser definidos em uma reunião do Fórum Gaúcho dos Servidores, que acontecerá na próxima sexta, 8, em Porto Alegre. Há uma expectativa de que seja apresentada uma resposta à pauta dos servidores na audiência que acontecerá nesta quarta, 6, em Brasília, entre a Coordenação Nacional dos Servidores e representantes do Ministério do Planejamento.


Além da Intersindical, estiveram presentes ao ato público e usaram a palavra os dirigentes da CPS Conlutas e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). Pela representação de Santa Maria falou a coordenadora geral da ASSUFSM, Loiva Chansis. Dentre outras entidades presentes, o sindicato dos servidores do IBGE (ASSIBGE), o sindicato dos técnicos da Federal de Rio Grande (APTAFURG), os servidores da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) e a assessoria de imprensa da SEDUFSM.


A vereadora Fernanda Melchionna (PSol) também levou a solidariedade dos parlamentares ao ato do funcionalismo. Ela informou que a Câmara de Vereadores aprovou uma moção de apoio à greve dos servidores federais.

Debate sobre precarização do trabalho docente marca Dia Nacional de Luta na Aduff


Como parte das atividades desta terça-feira (5/7), data que marca a paralisação nacional dos servidores públicos e o Dia de Luta e mobilização em prol do plano de Carreira Docente defendido pelo ANDES-SN, a Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (Aduff Seção Sindical) e a Escola de Serviço Social da UFF (ESS/UFF) promovem um debate sobre o tema “Intensificação e Precarização do trabalho docente: quais os impactos para a formação profissional?”.

O evento acontece a partir das 18h30, na ESS, no campus Gragoatá da UFF. A mesa será composta por Gelta Xavier, da Aduff, Charles Toniolo, do Conselho Regional de Serviço Social – Cress, Katia Lima, da ESS/Uff e membro do grupo de trabalho de políticas educacionais do ANDES-SN, e de um representante da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso).


A Campanha Unificada dos servidores públicos conta com diversos sindicatos nacionais, como o ANDES-SN, e centrais sindicais. Durante todo o dia 5/7, várias ações estão programadas em diversos estados brasileiros. Entre as atividades desta terça-feira no Rio de Janeiro, as entidades realizam, no período da tarde, manifestação na Cinelândia.

Com informações da Aduff Seção Sindical

Docentes da UFAC paralisam atividades, realizam panfletagem e mobilização

Os docentes da Universidade Federal do Acre (UFAC) promoveram panfletagem nos portões de entrada do campus da instituição, na manhã desta terça-feira (5/7), Dia Nacional de Luta e Mobilização em prol do Plano de Carreira Docente defendido pelo ANDES-SN.

Durante a tarde, eles continuam mobilizados e em vigília. De acordo com a professora Andréia Maria Lopes Dantas, membro do Conselho Deliberativo da Associação dos Docentes da UFAC (Adufac Seção Sindical), grupos de docentes também estarão passando nos departamentos para dialogar com colegas e estudantes que, por quaisquer motivos, não tenham aderido de imediato à paralisação. “Precisamos sensibilizar toda a comunidade acadêmica para esta paralisação nacional”, justifica.

Segundo ela, em assembléia realizada ontem, os docentes aprovaram a adesão à participação por maioria, com apenas um voto contra e uma abstenção. “Nós também deliberamos a constituição de um Grupo de Trabalho que irá analisar e acompanhar as propostas de Plano de Carreira”, acrescenta.

Paralisação dos docentes da UFJF terá debate e manifestação em frente a Câmara

Os professores da UFJF e do Ifet/JF decidiram, em assembléia geral no dia 29/06, aderir à paralisação dos servidores públicos federais nesta terça-feira, 05/07, em protesto contra o congelamento salarial para 2011, preconizado pelas ações do Governo Federal.


Como parte da mobilização, os docentes promoveram, pela manhã, uma mesa redonda com o tema "Análise de conjuntura e desafios para os educadores no segundo semestre de 2011". O evento foi realizado na sede da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apesjf) e contou com a participação de representantes do ANDES-SN, Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) e do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituíções Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf).


Ainda durante esta terça-feira, as entidades realizam um protesto em frente a câmara dos vereadores de Juiz de Fora, procurando informar a população sobre a desvalorização sofrida pelos trabalhadores da educação.

Com informações da Apesjf - Seção Sindical

Adufmat/Rondonópolis participa da paralisação nacional

Em assembléia geral da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Mato Grosso, campus Rondonópolis (Adufmat/roo), os professores deliberaram em unanimidade por aderir à paralisação nacional dos servidores públicos desta terça-feira, 5/7. A data marca também o Dia Nacional de Luta e mobilização em prol do plano de carreira docente defendido pelo ANDES-SN.

Como ações de mobilização, os docentes realizam durante todo o dia panfletagem no campus, a fim de esclarecer aos alunos os motivos da paralisação. Além disso, fizeram também visita à imprensa local para explicar e chamar a atenção da sociedade para à manifestação dos servidores federais.

Com informações da Adufmat/roo

Professores prometem fechar acesso à Ufam durante toda a terça-feira

Segundo o presidente da Adua, Antonio Neto, um dos principais pontos de reivindicação dos docentes é o Plano de Carreira do Docente e a política salarial

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas - Seção Sindical do ANDES-SN (Adua) deu detalhes sobre o “Dia Nacional de Paralisação dos Servidores Públicos Federais”, realizado em todo o Brasil, nesta terça-feira (5). Em Manaus, sete entidades federais vão aderir a paralisação que será concentrada, a partir as 8h, na entrada da Ufam.

“Vamos fechar o acesso à Universidade, nem os técnicos nem os professores vão realizar atividades neste dia”, explicou o presidente da Adua, Antônio Neto.

Entre as entidades confirmadas estão o Diretório Central dos Estudantes da Ufam (DCE/Ufam), Movimento Educar para Cidadania, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindep/AM), Associação do IBGE (ASSIBEGE), Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect), além da Adua – Seção Sindical.

A data foi escolhida devido a reunião da Comissão dos Servidores Públicos, formado por 26 entidades de todo o Brasil, com representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, marcada para o mesmo dia, em Brasília (DF). A Comissão irá apresentar um documento com as propostas para as mudanças nas diretrizes da política federal voltada para os servidores públicos. “A paralisação é para fortalecer e chamar a atenção dos governantes para analisar as nossas propostas”, explicou Antônio Neto.

Segundo ele, um dos principais pontos de reivindicação dos professores é a o Plano de Carreira do Docente e a política salarial. “Estamos há cinco anos nesta luta pela valorização dos servidores”, ressaltou o líder dos docentes.

Docentes da UFT participam do Dia Nacional de Luta


Os professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em greve desde 21 de junho, aderiram à paralisação geral dos servidores públicos federais nesta terça-feira, 5/7, com atividades específicas para marcar também o Dia Nacional de Luta e mobilização em prol do plano de carreira docente defendido pelo ANDES-SN.


“Nesta terça, os professores da UFT seguirão um cronograma elaborado pelo Comando de Greve”, informou Vinícius Marques, presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFT (Sesduft).


Marques conta que dentre as ações está à concentração dos docentes juntamente com os técnicos administrativos da UFT. “Durante todo o dia haverá atividades, como por exemplo, manifestação dos servidores no centro de Palmas, visita a Assembleia Legislativa, Cine de Greve e outras”, destaca.


O presidente ressalta que todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão estarão suspensas. “Durante a paralisação nenhum trabalho dentro da universidade será realizado, como por exemplo, as aulas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).” Marques afirma que as aulas do Parfor voltam ao normal na quarta-feira (06/07).

Com informações da Sesduft

Fonte: ANDES-SN

Servidores federais do Paraná aderem à mobilização conjunta

O dia 05 de julho ficou definido como data para a mobilização dos servidores públicos federais. Para esta data - definida em plenária da Coordenação Nacional de Entidades de Servidores Federais (Cnesf) - estão marcadas atividades em todos os estados do país.


Em reunião no último dia 27, na sede da Regional Sul do ANDES-SN, em Curitiba, estiveram reunidos representantes de diversos sindicatos ligados às entidades nacionais que compõem a Cnesf, para organizar as mobilizações que ocorrerão em Curitiba.


O objetivo do ato é pressionar o governo a atender as reivindicações das categorias que, além de buscar melhorias salariais e de condições de trabalho, também lutam pela retirada de projetos que tramitam no Congresso e que são prejudiciais para os servidores federais como o Projeto de Lei (PL) 549/09, que congela os salários dos servidores públicos por dez anos, e o PL 1992/07, que privatiza a previdência social dessas categorias.


Para o presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná – Seção Sindical do ANDES-SN (Apufpr – Ssind), Luis Allan Künzle, a unidade das entidades que representam os servidores públicos federais é essencial. "É muito fundamental que haja essa mobilização unificada, porque assim conseguiremos demonstrar mais força junto ao governo federal, para barrar as medidas que visam nos prejudicar e buscarmos condições melhores para todos os servidores públicos federais. É importante que os docentes da UFPR também participem", afirma o Künzle.


A manifestação teve início na praça Santos Andrade, às 9h, e os presentes seguem em caminhada até a Boca Maldita.


Entidades

Participam da organização do dia de mobilização em Curitiba: ANDES-SN, Apufpr-SSind, Sinditest-PR, SindPRevs, Fenasps, Sindifisco/DS Curitiba, Assibge-SN/Núcleo Paraná e Assincra.


Serviço público federal

Os serviços públicos têm sido alvo de constantes críticas da população porque o governo não tem investido o suficiente para sua melhoria. As insuficientes contratações de servidores, que não chegam nem a repor o número dos que se aposentam, fará com que a qualidade dos serviços públicos piore ainda mais com o passar do tempo


Algumas categorias do serviço federal já possuem quase 30% de seu quadro em condições de se aposentar. Isso significa que, caso haja um grande volume de aposentadorias em um curto espaço de tempo, alguns serviços ficarão praticamente paralisados.


Para o secretário geral da Apufpr – Ssind, Rogério Miranda Gomes, que também esteve presente na reunião do dia 27, situações como essa abrem brecha para que o governo implemente medidas que flexibilizam os regimes de contratação no serviço público. "Esse sucateamento leva o governo a propor medidas, como a MP 525, que precariza a contratação de docentes para as universidades federais, ou outras ações futuras que podem levar à privatização de alguns serviços", aponta.

Com informações da Apufpr-SSind

Fonte: ANDES-SN

Um comentário:

Anônimo disse...

Na UNIPAMPA, paramos todo o dia. Passamos os três turnos discutindo as pautas da categoria em cima do projeto de lei tb!
Tb discutimos pautas internas importantíssimas para a dmeocratização da gestão em Jaguarão! Hasta!