Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, julho 07, 2011

Definido local do Carnaval de Rua 2012 de Pelotas









Em reunião realizada na noite de ontem (06), no Bistrô da Secretaria de Cultura local (Secult), representantes de entidades carnavalescas e Secult definiram o novo local do Carnaval de Rua de Pelotas.

Durante o encontro, que foi conduzido pelo titular da Secult, Ulisses Nornberg, pelo superintendente de Manifestações Populares, Daniel Amaro, e pelo superintendente da Área de Cuidados com a Cidade, Agostinho Meirelles, que na ocasião, representou o prefeito Adolfo Antonio Fetter, ficou definido que a área localizada no entroncamento entre a avenida Pinheiro Machado e a rua Três, do Distrito Industrial, será o novo local da folia.

A área em questão está dividida em três grandes lotes, sendo dois deles de propriedade da Prefeitura e um que tem como proprietário a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Pelotas. Segundo Meirelles, a sugestão do Executivo para que esta área fosse utilizada para este fim parte do fato de a Prefeitura já ter esgotado as possibilidades de encontrar uma área de propriedade do Município que atendesse às necessidades mínimas para a realização do evento. A grande maioria das áreas prospectadas, até então, não eram de propriedade do Município, o que demandaria muito tempo para que se realizassem processos de desapropriação. O terreno escolhido foi aceito por unanimidade entre as entidades carnavalescas presentes à reunião.

Outra decisão, também tomada por unanimidade entre os carnavalescos, diz respeito à data de realização da festa, que não coincidirá com a data do Carnaval oficial do restante do País. Segundo o titular da Secult, datas que não conflitem com o Carnaval oficial brasileiro podem beneficiar o Município já que, na região sul, os carnavais do Chuí e de Uruguaiana, já tem datas definidas, e nenhuma delas compete com Pelotas, neste sentido. “Quanto menor a concorrência de datas, melhor para todos nós, que precisamos atrair turistas e mídia para o Município”, explicou Nornberg.

Com relação às datas, a Prefeitura apresentou como sugestão os dias 23, 24, 25, 26 de fevereiro para os Concursos oficiais, dia 27/02 para a apuração e 03 de março para a realização do Desfile das Campeãs. A data ainda deverá passar por uma avaliação mais profunda das entidades carnavalescas, que discutiram, junto à Secult, da viabilidade ou não da mesma.

Os carnavalescos alegam que a ideia de dar início ao Carnaval de Rua numa sexta-feira (23/02) poderia causar alguns transtornos, já que sábado é dia útil para a maioria dos envolvidos. Uma decisão definitiva acerca da data oficial deverá ser apresentada na próxima reunião, com data ainda a ser marcada, que discutirá também questões como orçamento, subvenções, escolha da corte, logística de desfile e demais ações de rotina necessárias à realização da festa.
FONTE: ASCOM

Nenhum comentário: