Em reunião realizada na noite de ontem (06), no Bistrô da Secretaria de Cultura local (Secult), representantes de entidades carnavalescas e Secult definiram o novo local do Carnaval de Rua de Pelotas.
Durante o encontro, que foi conduzido pelo titular da Secult, Ulisses Nornberg, pelo superintendente de Manifestações Populares, Daniel Amaro, e pelo superintendente da Área de Cuidados com a Cidade, Agostinho Meirelles, que na ocasião, representou o prefeito Adolfo Antonio Fetter, ficou definido que a área localizada no entroncamento entre a avenida Pinheiro Machado e a rua Três, do Distrito Industrial, será o novo local da folia.
A área em questão está dividida em três grandes lotes, sendo dois deles de propriedade da Prefeitura e um que tem como proprietário a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Pelotas. Segundo Meirelles, a sugestão do Executivo para que esta área fosse utilizada para este fim parte do fato de a Prefeitura já ter esgotado as possibilidades de encontrar uma área de propriedade do Município que atendesse às necessidades mínimas para a realização do evento. A grande maioria das áreas prospectadas, até então, não eram de propriedade do Município, o que demandaria muito tempo para que se realizassem processos de desapropriação. O terreno escolhido foi aceito por unanimidade entre as entidades carnavalescas presentes à reunião.
Outra decisão, também tomada por unanimidade entre os carnavalescos, diz respeito à data de realização da festa, que não coincidirá com a data do Carnaval oficial do restante do País. Segundo o titular da Secult, datas que não conflitem com o Carnaval oficial brasileiro podem beneficiar o Município já que, na região sul, os carnavais do Chuí e de Uruguaiana, já tem datas definidas, e nenhuma delas compete com Pelotas, neste sentido. “Quanto menor a concorrência de datas, melhor para todos nós, que precisamos atrair turistas e mídia para o Município”, explicou Nornberg.
Com relação às datas, a Prefeitura apresentou como sugestão os dias 23, 24, 25, 26 de fevereiro para os Concursos oficiais, dia 27/02 para a apuração e 03 de março para a realização do Desfile das Campeãs. A data ainda deverá passar por uma avaliação mais profunda das entidades carnavalescas, que discutiram, junto à Secult, da viabilidade ou não da mesma.
Os carnavalescos alegam que a ideia de dar início ao Carnaval de Rua numa sexta-feira (23/02) poderia causar alguns transtornos, já que sábado é dia útil para a maioria dos envolvidos. Uma decisão definitiva acerca da data oficial deverá ser apresentada na próxima reunião, com data ainda a ser marcada, que discutirá também questões como orçamento, subvenções, escolha da corte, logística de desfile e demais ações de rotina necessárias à realização da festa.
FONTE: ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário