Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, setembro 08, 2011

Jovens são presos em Angola por protestar contra o governo; 20 ainda estão desaparecidos











Uma manifestação realizada no último sábado (3/9), em Luanda, contra o governo do presidente José Eduardo dos Santos, há 32 anos no poder, acabou em violência, prisões e desaparecimentos.

Até agora, as informações estão desencontradas. Segundo a agência oficial do governo, 24 pessoas foram presas. Mas, de acordo com o advogado Nelson Pestana Bonavena, com quem o tás a ver? conversou por telefone, 50 manifestantes acabaram na cadeia, sendo que 20 deles ainda não foram localizados. Bonavena é professor da Universidade Católica de Angola e dirigente Bloco Democrático, partido que faz oposição ao governo do MPLA, no poder em Angola desde a independência, em 1975. Ele está ajudando a localizar e a dar amparo judicial e moral aos detidos.

“Fala-se em 50 detidos, mas até agora só conseguimos levantar os nomes e saber o paradeiro de 30 deles”, afirma Bonavena. “Todos os presos estão impedidos de se comunicar com seus advogados e com suas famílias”, completa o advogado. Há informações, ainda não confirmadas, de que os jovens serão levados a um tribunal para julgamento sumário nesta terça-feira.

Ainda segundo o advogado, cinco pessoas foram liberadas no início da noite desta segunda-feira a partir da 2a Esquadra de Luanda. Apenas o nome de um deles (Pedro Sozinho) foi divulgado. Um boletim divulgado pela Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD) informou que os jovens presos “sofreram torturas físicas e psicológicas e foram ameaçados de morte”.

Conflitos foram gravados

Por volta das 12h do dia 3, cerca de 200 jovens reuniram-se no Largo da Independência, região central de Luanda. Segundo os organizadores da manifestação, parte do grupo tentou então se dirigir ao Palácio Presidencial, para exigir a soltura de um dos mentores do protesto, que teria sido preso na véspera do evento. Cerca de 300 metros depois, o grupo foi barrado pela polícia e fortemente reprimido. Diversos vídeos postados na internet confirmam que houve conflitos entre os policiais e os manifestantes.

Alexandre Neto, correspondente de uma rádio portuguesa em Luanda, disse em entrevista à SIC que policiais à paisana infiltraram-se no protesto e iniciaram as agressões, e só depois a policia fardada chegou ao local.

O protesto foi convocado por um vídeo postado no Youtube dois dias antes, em que jovens se apresentavam e faziam fortes críticas ao governo do presidente José Eduardo dos Santos. O mote do vídeo é “32 é muito”, em referência aos 32 anos de seu governo

Depois da queda do líbio Muamar Kadafi, José Eduardo dos Santos tornou-se, ao lado de Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, da Guiné Equatorial, o líder africano há mais tempo no poder.

De acordo com um músico angolano com quem o tás a ver? conversou, e que preferiu não se identificar, muita gente nem está ciente do que ocorreu nas ruas de Luanda, principalmente que está fora da capital. “Eu mesmo fiquei sabendo muitas horas depois, pelas redes sociais”, afirmou o músico.

A manifestação de 3 de Setembro dá continuidade aos protestos organizados no início do ano por um grupo de jovens artistas e ativistas insatisfeitos com o governo. Um deles é o rapper Ikonoklasta, que aparece neste vídeo fazendo críticas ao governo angolano durante um concerto.

No dia 7 de março, uma manifestação agendada pela internet acabou com a prisão por 12 horas de 17 pessoas, sendo que quatro delas eram jornalistas que estavam cobrindo o evento.

Os meios de comunicação oficiais angolanos, principal fonte de informação da maioria da população, não divulgaram até o momento nenhuma notícia sobre o protesto.
FONTE:TAS A VER

Nenhum comentário: