Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, setembro 15, 2011

Situação precária da UNIR leva professores e alunos a deflagrarem greve







Alegando ausência de condições mínimas de trabalho, bem-estar e segurança na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), os professores da instituição decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A deliberação foi tomada em assembleia da Associação dos Docentes da UNIR (Adunir) – Seção Sindical do ANDES-SN, realizada nesta quarta-feira (14), em Porto Velho (RO).

Os estudantes também aderiram à paralisação devido às condições precárias da universidade. No mesmo dia, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) realizou assembleia geral, na qual os alunos também votaram pela deflagração da greve estudantil.

Em carta aberta à sociedade, os professores explicam que “as condições de trabalho na UNIR têm nos levado a uma condição de desânimo, insatisfação, vergonha, estresse, baixa estima etc.” e o descaso por parte da administração levaram os docentes à deliberarem pela paralisação das atividades.

“As condições existentes são tão precárias que chegamos a trazer água e papel higiênico de casa e a usar, para fins institucionais, nossos próprios meios de comunicação (celular, notebook, internet móvel etc.); não há salas de trabalhos para docentes; não há espaço para convivência ou mesmo acervo bibliográfico suficiente para a demanda atual”, alegam no documento.

Entre as reivindicações encaminhadas pelo Comando de Greve à reitoria estão a contratação de professores e contratação de técnico-administrativos e de laboratórios, implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), transparência nas ações administrativas e prestação de contas sobre os recursos repassados para os projetos especiais como Reuni e Finep, dentre outros.

Os professores pedem também que administração da universidade federal resolva questões de infraestrutura do campus, com a construção, por exemplo, de salas de trabalho equipadas, laboratórios didáticos, além de manutenção e melhoria das condições de limpeza, saneamento, segurança e dedetização.

Na carta aberta, os docentes solicitam “o apoio, a manifestação e participação da sociedade civil nas reivindicações, em prol de uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, em Rondônia”.


Nesta sexta-feira (16), os professores devem realizar um ato público em frente à reitoria, a partir das 9 horas.


Segue, abaixo, a carta aberta à comunidade, ANDES-SN, MEC E MPOG:


CARTA ABERTA À SOCIEDADE, ANDES-SN, MEC E MPOG




A comunidade universitária da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através do seu corpo docente, torna público à sociedade rondoniense e nacional, que em função da ausência de condições mínimas de trabalho, bem-estar e segurança nesta IFES, decidiu, em assembléia (14/9/2011), pela greve geral por tempo indeterminado.

As condições existentes são tão precárias que chegamos a trazer água e papel higiênico de casa e a usar, para fins institucionais, nossos próprios meios de comunicação (celular, notebook, internet móvel etc.); não há salas de trabalhos para docentes; não há espaço para convivência ou mesmo acervo bibliográfico suficiente para a demanda atual.

A UNIR – Campus de Porto Velho -, encontra-se a 9,5 km da cidade, localizada próxima ao lixão municipal, cujo odor e fumaça tóxicos acarretam graves doenças respiratórias e oftalmológicas à comunidade universitária, em geral; somando-se a isso, convive-se com o lixo produzido e acumulado da própria instituição. E mais, a existência de endemia de malária e dengue, sem, contudo sequer existir um serviço de pronto atendimento de saúde à comunidade universitária.

Por outro lado, as salas de aulas existentes são por demais precárias. Faltam, em algumas, refrigeração, iluminação e acústica, além da manutenção básica. Faltam também docentes e técnicos para os cursos antigos e novos, haja vista que o REUNI não repassou às IFES os recursos prometidos.

Por estes motivos, exigimos da Reitoria, do MEC, do MPOG, das bancadas parlamentares federal e estadual, dos governos Estadual e Municipal, o imediato atendimento às reinvindicações, a fim de que as condições de trabalho sejam favoráveis para que a comunidade universitária possa desenvolver suas atividades com dignidade e saúde, o mais rápido possível, sem maiores prejuízos para todos.

Assim, solicitamos o apoio, a manifestação e participação da sociedade civil em nossas reinvindicações, em prol de uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, em Rondônia.


Porto Velho, 14 de setembro de 2011.

Comando de Greve

FONTE: ANDES SN

Nenhum comentário: