Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

segunda-feira, setembro 12, 2011

Pesquisa mostra que consumidores de maconha são menos propensos a engordar


















Os usuários de maconha costumam sentir muita fome depois de consumir a droga, a chamada larica, mas eles têm menos chances de ganhar peso que as pessoas que não fumam a erva, mostra uma pesquisa realizada na França. Usando dados de mais de 50 mil adultos americanos, pesquisadores liderados por Yann Le Strat, psiquiatra no Hospital Louis-Mourier em Colombes, na França, descobriu que entre 14% e 17% das pessoas que relataram terem fumado maconha ao menos três dias por semana eram obesas.


Isso comparado com 22% a 25% da taxa de obesidade entre pessoas que disseram não ter usado a droga nos últimos 12 meses.


- Inicialmente, nós achamos que se tratava de um erro - disse Le Strat, acrescentando que ele e o coautor Bernard Le Foll checaram o resultado muitas vezes para ter certeza de que estavam certos. - Este é apenas um resultado preliminar. Não significa que a maconha realmente ajuda você a perder peso, mas talvez haja um componente que sim.


O estudo, publicado no "American Journal of Epidemiology", incluiu duas pesquisas com adultos americanos - um cobrindo 43 mil pessoas, o outro com cerca de 9300 participantes. Os dois foram realizados pelos Institutos Nacionais de Saúde entre 2001 e 2009.


A maioria das pesquisas descobriu que 14% dos consumidores de maconha eram obesos, contra 22% dos que não fumavam. Da mesma forma, a pesquisa menor descobriu que 17% dos que fumavam eram obesos contra 25% dos que não fumavam. Entre todos os participantes das duas pesquisas, entre 4% e 7% disseram que fumavam maconha ao menos três vezes na semana.


Os pesquisadores não analisaram se os participantes fumavam ou não cigarro, seus hábitos alimentares e a frequência com que praticavam exercícios. De acordo com outra pesquisa recente, dos Serviços de Administração de Saúde Mental e Abuso de Substâncias, o uso de maconha está crescendo nos Estados Unidos. Quase 16 milhões de moradores do país usaram maconha em 2010, um aumentos dos cerca de 15 milhões de 2007.


Os canabinoides, moléculas similares aos sinalizadores químicos naturais produzidos pelo corpo, são apontados como a chave para o estímulo ao apetite - tanto que em 2006 foi criada uma droga chamada rimonabanto (Acomplia ou pílula antibarriga), produzida para combater os canabinoides. O medicamento foi aprovado em mais de 30 países, para o tratamento de obesidade. Mas a droga foi retirada das prateleiras dois anos depois devido a um aumento do risco de suicídio entre seus usuários.


Os estudiosos ainda não sabem se os canabinoides são os únicos estimulantes do apetite nos consumidores de maconha. Outros especialistas disseram que os resultados não os surpreenderam.


- Não há evidências de que o uso repetido de maconha pode aumentar o peso corporal - disse Vincenzo Di Marzo, professor do Instituto de Química Biomolecular em Pozzuoli, na Itália, que não participou do estudo.

Ele avisou que o estudo não mostra se o consumo de maconha ajuda as pessoas a perder peso, mas que isso pode ser um ponto de partida para uma pesquisa futura.


O pesquisador alertou que não recomenda o uso da erva para tentar emagrecer:

- Eu vejo pessoas dependentes de maconha. Espero que elas não interpretem os resultados achando que se fumarem vão perder peso.

FONTE:o globo

Nenhum comentário: